Como foi transição Engenheiros do Hawaii para solo, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de outubro de 2024
Em uma entrevista ao canal Mosaique Comunicação, Humberto Gessinger, ex-líder dos Engenheiros do Hawaii, falou sobre a transição de sua carreira de frontman de uma das bandas mais icônicas do rock nacional para seu trabalho solo. Segundo o músico, a decisão de seguir solo não foi algo premeditado, mas um processo natural ao longo de sua trajetória.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"Para as pessoas, parece que foi uma decisão super planejada e dramática, uma mudança enorme. Mas, para mim, não houve um momento específico em que pensei nisso assim", comentou Gessinger. Ele explicou que, durante a produção do álbum "Insular", de 2013, convidou diversos músicos para participar das gravações e percebeu que o resultado final não era o típico disco de uma banda, mas sim de várias formações diferentes — inclusive algumas das diferentes fases dos próprios Engenheiros do Hawaii.
O cantor também falou sobre a complexidade de usar seu nome para se apresentar ao público, algo que inicialmente foi visto com ceticismo. "Meu nome é difícil de pronunciar, disseram que não daria certo, mas eu nunca fiz as coisas pelo caminho mais fácil ou mais mercadológico. Assumi isso e estou muito feliz", contou. Para ele, a escolha trouxe uma "desmistificação" saudável em relação à ideia de banda, que muitas vezes carrega um glamour desnecessário. "No meio disso, você pode acabar se sentindo como uma marca, um logotipo, e parece que está perdendo sua humanidade", refletiu.
Apesar da mudança de formato, Gessinger afirma que, musicalmente, sua essência permanece intacta. O que mudou, diz ele, foram as circunstâncias externas, como a transição do mundo analógico para o digital, e o fato de agora ter 60 anos, em vez dos 18 de quando iniciou sua carreira. Ainda assim, a maneira como pensa e sente a música não sofreu alterações significativas.
Ele brincou com a ideia de que sempre teve uma maturidade nas letras desde jovem, algo que muitos associam à sua personalidade. "Dizem que nasci velho, coisa de capricorniano", afirmou, rindo. No entanto, ele destaca que amadurecer é mais sobre aprender a conviver com as dúvidas do que eliminá-las. "Nada está gravado em pedra para sempre."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do Smashing Pumpkins em que Billy Corgan expõe mágoa dos pais
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos

4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Gessinger, como Lobão, não entende porque os anos oitenta são considerados "a década do rock"
A banda de rock brasileira que para Humberto Gessinger era maior que os Beatles


