Como Pit Passarell, Kiko Zambianchi e cantor do Dragon Ball quase formaram uma banda?
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de outubro de 2024
Anísio Mello Júnior, eterno integrante da banda Excalibur, é conhecido não apenas por sua trajetória no heavy metal brasileiro dos anos 80, mas também por ter composto e cantado as icônicas aberturas dos animes "Dragon Ball" e "Dragon Ball Z".
Viper - Mais Novidades
Em uma entrevista com o jornalista Gustavo Maiato, ele compartilhou suas experiências na cena musical do período, que vivia um momento forte antes da primeira edição do Rock in Rio, em 1985. "Naquela época, tínhamos bandas como Sepultura, Viper e A Chave do Sol. Foi um período de grande movimentação no cenário musical", comenta.
Anísio relembra uma curiosa tentativa de formação de uma banda com Pit Passarell e Kiko Zambianchi. "Certa vez, estávamos conversando e eu disse: 'Pit, nós dois somos baixistas, isso não vai dar certo!' Ele respondeu: 'Eu faço o baixo base, e você faz o baixo solo.' Era algo típico do Pit, sempre trazendo humor para a conversa. A energia dele era contagiante."
A última vez que Anísio viu Pit foi há um ou dois anos, e ele ficou surpreso com a condição física do amigo, que faleceu recentemente de câncer no pâncreas. "Ele estava muito magro, bem diferente do que eu conhecia. Sempre foi esguio, mas naquele momento estava realmente abatido. Não sei se isso já era reflexo da doença que o levou, um câncer no intestino ou no pâncreas. Ele estava visivelmente debilitado, e psicologicamente me pareceu alterado. Foi uma situação realmente triste."
Sobre o Viper, Anísio explica que a banda era composta por garotos muito mais novos que eles. "Enquanto nós já éramos 'senhores' de 19, 20 anos, os meninos do Viper tinham apenas 14, e já eram um fenômeno, tocando com uma energia impressionante. O Andre Matos, a quem chamávamos carinhosamente de 'Andrezinho', tinha uma voz extraordinária desde tão jovem, era como se ele fosse o 'filhote do Bruce Dickinson'."
As influências musicais da época são um tema recorrente na conversa. "O Iron Maiden era uma das maiores referências para todas as bandas, incluindo a minha, a Excalibur. Para mim, era natural admirar músicos como Steve Harris e Geddy Lee, que eram baixistas extremamente inventivos e com sonoridades únicas. O Viper também trazia essa influência em seu estilo, desde as roupas até a sonoridade."
Anísio recorda os ensaios da Excalibur, que aconteciam em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, em uma casa que alugavam. "Era uma garagem, éramos uma banda de garagem mesmo, ensaiando intensamente. O pessoal do Viper morava nas proximidades e, às vezes, apareciam para tocar e socializar. Era uma interação muito boa, sempre acabávamos tomando umas cervejas depois dos ensaios, embora eles, por serem menores, não pudessem beber."
Ele ainda menciona que chegaram a dividir alguns shows com o Viper. "Uma vez, o Golpe de Estado não pôde se apresentar, e acabamos tocando no lugar deles. Em outro show, no Teatro Mambembe, a estrutura da plateia cedeu devido à superlotação. Depois, o pessoal do teatro nos ligou dizendo que havíamos destruído o lugar. Respondi que não, nós apenas tocamos e fomos embora. A estrutura não aguentou a quantidade de pessoas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
"Sou apenas um cantor!"; Bruce não imaginava ser tão importante para os fãs do Iron Maiden
O álbum do W.A.S.P. que você deve manter distância, segundo a Classic Rock
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes

5 discos lançados em 1989 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
10 discos para entender o metal melódico, de acordo com matéria da Bizz
Ícones do metal nacional se despedem do Black Sabbath
A opinião de Andre Matos sobre a Legião Urbana e Renato Russo


