Como James Hetfield escolhe os títulos das músicas do Metallica, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de outubro de 2024
Em entrevista ao programa de rádio Sixx Sense, transcrita pelo site Ultimate Guitar, James Hetfield, vocalista e guitarrista do Metallica, revelou os bastidores por trás do processo de criação dos títulos das músicas da banda. Segundo ele, não há uma fórmula definida para isso.
"Não existe um jeito específico", afirmou Hetfield, conhecido por seu papel central na composição das letras e canções da banda que é um ícone do heavy metal mundial. "Às vezes, algumas coisas me chamam a atenção, ou estou lendo algo e, de repente, junto algumas palavras e aquilo parece legal. 'Isso parece muito legal. Talvez se encaixe em uma música, eu espero.'"
Hetfield comparou a escolha dos títulos a algo mais intuitivo e, por vezes, até despretensioso, usando o exemplo de um animal de estimação. "Outras músicas são mais como - é como seu pet ou algo assim. É tipo, 'Por que seu pet se chama Scratchy?' 'Não sei, ele arranha muito!' Você nomeia a música de acordo com o seu caráter", explicou o músico.
A liberdade criativa dentro da banda também parece contribuir para esse processo. Hetfield contou que os outros integrantes do Metallica costumam permitir que ele lidere a tarefa de nomear as canções, mas o diálogo permanece aberto. "A banda é bem disposta a me deixar fazer essas coisas. Eu escrevo as letras, eu quero nomear a música, mas vou tipo, 'Ei, o que vocês acham disso? Aqui, tenho três títulos diferentes para essa música, o que acham?'"
Para Hetfield, um bom título de música é aquele que desperta curiosidade no ouvinte. "Um título de música é bem legal quando, ao ler algo, você quer saber mais sobre aquilo", refletiu. "É tipo, 'O quê? O que isso significa?' Acho isso aberto à interpretação e sempre muito atraente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps