Como James Hetfield escolhe os títulos das músicas do Metallica, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de outubro de 2024
Em entrevista ao programa de rádio Sixx Sense, transcrita pelo site Ultimate Guitar, James Hetfield, vocalista e guitarrista do Metallica, revelou os bastidores por trás do processo de criação dos títulos das músicas da banda. Segundo ele, não há uma fórmula definida para isso.
Metallica - Mais Novidades

"Não existe um jeito específico", afirmou Hetfield, conhecido por seu papel central na composição das letras e canções da banda que é um ícone do heavy metal mundial. "Às vezes, algumas coisas me chamam a atenção, ou estou lendo algo e, de repente, junto algumas palavras e aquilo parece legal. 'Isso parece muito legal. Talvez se encaixe em uma música, eu espero.'"
Hetfield comparou a escolha dos títulos a algo mais intuitivo e, por vezes, até despretensioso, usando o exemplo de um animal de estimação. "Outras músicas são mais como - é como seu pet ou algo assim. É tipo, 'Por que seu pet se chama Scratchy?' 'Não sei, ele arranha muito!' Você nomeia a música de acordo com o seu caráter", explicou o músico.

A liberdade criativa dentro da banda também parece contribuir para esse processo. Hetfield contou que os outros integrantes do Metallica costumam permitir que ele lidere a tarefa de nomear as canções, mas o diálogo permanece aberto. "A banda é bem disposta a me deixar fazer essas coisas. Eu escrevo as letras, eu quero nomear a música, mas vou tipo, 'Ei, o que vocês acham disso? Aqui, tenho três títulos diferentes para essa música, o que acham?'"
Para Hetfield, um bom título de música é aquele que desperta curiosidade no ouvinte. "Um título de música é bem legal quando, ao ler algo, você quer saber mais sobre aquilo", refletiu. "É tipo, 'O quê? O que isso significa?' Acho isso aberto à interpretação e sempre muito atraente."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps