O álbum de rock que várias fábricas da América Latina foram recrutadas para produzir
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de outubro de 2024
Em uma entrevista para o canal MPB Bossa, o cantor Paulo Ricardo relembrou o impacto colossal que o álbum "Rádio Pirata Ao Vivo", da banda RPM, teve na indústria fonográfica. Lançado em 1986, o disco se tornou um marco não apenas pelo sucesso comercial, mas também pela forma como exigiu a mobilização de fábricas em toda a América Latina para atender à enorme demanda.
RPM - Mais Novidades
"A gente estava sentindo que algo estava acontecendo. Começamos a elevar o nível do que fazíamos, dentro das nossas possibilidades", afirmou Paulo Ricardo. O RPM foi pioneiro em levar o rock nacional de garagem para o mainstream. Segundo o cantor, essa transição foi tão clara que o sucesso de Rádio Pirata acabou simbolizando a ascensão do rock brasileiro no cenário musical da época.
O álbum ao vivo, produzido pelo renomado Ney Matogrosso, rapidamente se tornou um fenômeno de vendas. Em um período de crise na produção de discos no Brasil, as fábricas locais não deram conta da demanda, o que forçou a gravadora a buscar ajuda de fábricas na Argentina e no Uruguai. No auge, eram prensados 13 mil discos por dia apenas em São Paulo.
Paulo Ricardo destacou que, além do sucesso comercial, o mais gratificante foi a relevância duradoura do álbum. "Até hoje, é um dos discos mais vendidos do país. As músicas continuaram sendo tocadas e se mantiveram relevantes", refletiu.
O sucesso de Rádio Pirata não só ajudou a revitalizar a indústria fonográfica brasileira em um período difícil, mas também cravou o RPM na história do rock nacional como uma das bandas mais influentes da década de 80.
O site oficial da banda recorda esse episódio: "A procura por este álbum foi tão grande que as empresas responsáveis pela fabricação dos discos não conseguiram atender à grande demanda existente, o que levou a gravadora a contratar os serviços de empresas na Argentina e no Uruguai. Para dar conta de atender ao mercado, a gravadora contratou mais fábricas de prensagem do vinil. Eram produzidos 13 mil discos do RPM por dia, só em São Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
Blaze Bayley diz que o Iron Maiden é tão importante culturalmente quanto "Star Wars"
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo



RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O clássico "lado B" do RPM que merece ser regravado, segundo Paulo Ricardo
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
O significado da letra de "Juvenília", do RPM, segundo Paulo Ricardo


