O álbum de rock que várias fábricas da América Latina foram recrutadas para produzir
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de outubro de 2024
Em uma entrevista para o canal MPB Bossa, o cantor Paulo Ricardo relembrou o impacto colossal que o álbum "Rádio Pirata Ao Vivo", da banda RPM, teve na indústria fonográfica. Lançado em 1986, o disco se tornou um marco não apenas pelo sucesso comercial, mas também pela forma como exigiu a mobilização de fábricas em toda a América Latina para atender à enorme demanda.
RPM - Mais Novidades
"A gente estava sentindo que algo estava acontecendo. Começamos a elevar o nível do que fazíamos, dentro das nossas possibilidades", afirmou Paulo Ricardo. O RPM foi pioneiro em levar o rock nacional de garagem para o mainstream. Segundo o cantor, essa transição foi tão clara que o sucesso de Rádio Pirata acabou simbolizando a ascensão do rock brasileiro no cenário musical da época.
O álbum ao vivo, produzido pelo renomado Ney Matogrosso, rapidamente se tornou um fenômeno de vendas. Em um período de crise na produção de discos no Brasil, as fábricas locais não deram conta da demanda, o que forçou a gravadora a buscar ajuda de fábricas na Argentina e no Uruguai. No auge, eram prensados 13 mil discos por dia apenas em São Paulo.
Paulo Ricardo destacou que, além do sucesso comercial, o mais gratificante foi a relevância duradoura do álbum. "Até hoje, é um dos discos mais vendidos do país. As músicas continuaram sendo tocadas e se mantiveram relevantes", refletiu.
O sucesso de Rádio Pirata não só ajudou a revitalizar a indústria fonográfica brasileira em um período difícil, mas também cravou o RPM na história do rock nacional como uma das bandas mais influentes da década de 80.
O site oficial da banda recorda esse episódio: "A procura por este álbum foi tão grande que as empresas responsáveis pela fabricação dos discos não conseguiram atender à grande demanda existente, o que levou a gravadora a contratar os serviços de empresas na Argentina e no Uruguai. Para dar conta de atender ao mercado, a gravadora contratou mais fábricas de prensagem do vinil. Eram produzidos 13 mil discos do RPM por dia, só em São Paulo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo

Paulo Ricardo reflete sobre drogas: "Como você conversaria com seus filhos sobre?"
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
O dia que Paulo Ricardo entrevistou o Iron Maiden no "The Number of the Beast"
A banda de rock que estourou e fez Fagner sair de gravadora por ter menos atenção


