Como termo "heavy metal" foi cunhado como insulto por americano e vingou, segundo Geezer Butler
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de novembro de 2024
Geezer Butler, baixista do icônico Black Sabbath, compartilhou uma memória marcante sobre o início da banda e a criação do heavy metal. Durante uma entrevista ao programa Lifeminute TV (via Ultimate Guitar), ele relembrou a reação do público ao ouvir a música "Black Sabbath" pela primeira vez, em um pequeno clube de blues na Inglaterra, e revelou como a banda lidou com o rótulo de "heavy metal", inicialmente recebido como um insulto.
Black Sabbath - Mais Novidades
Antes de se tornarem pioneiros do som pesado que definiria um gênero, os integrantes do Black Sabbath eram apenas mais uma banda tocando 12-bar blues em bares locais. "Nós éramos regulares no Pokey Hole Blues Club, perto de Lichfield. Tocávamos lá quase toda sexta-feira, sempre com músicas no estilo blues", contou Butler.
Tudo mudou em uma noite, quando o público parecia indiferente. "As pessoas estavam no bar, conversando, sem prestar atenção. Então dissemos: ‘Vamos tocar aquela música que escrevemos hoje’." A canção era Black Sabbath, que combinava riffs densos e uma atmosfera sombria. "O lugar inteiro foi à loucura. Foi ali que percebemos que tínhamos algo especial. Isso nos deu confiança para continuar escrevendo nossas próprias músicas."
Apesar de hoje serem celebrados como ícones do gênero, o termo heavy metal não era bem visto no início. Segundo Butler, foi um crítico americano quem usou a expressão pela primeira vez, de forma pejorativa. "Ele escreveu algo como: ‘Isso não é música. Parece só um monte de metal pesado sendo batido junto’." A crítica atravessou o Atlântico e acabou sendo adotada pela imprensa britânica. "Era um insulto, mas o nome pegou. Hoje, define um gênero inteiro", reconheceu Butler.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps