Como surgiu o Thrash Metal, em opinião de músico do Big 4 que viveu a época
Por Bruce William
Postado em 21 de novembro de 2024
Um dos subgêneros do Heavy Metal, o Thrash Metal surgiu nos anos oitenta e tem como característica básica composições rápidas, pesadas e violentas: "O estilo é uma junção de elementos de speed metal e Heavy Metal britânico. A estética visual e a atitude das bandas de Thrash remete ao Punk Rock. Os riffs cortantes de guitarra, o andamento veloz conduzido pelo bumbo duplo e vocais rasgados são algumas das principais características do Thrash Metal."
E dentre os grandes nomes do gênero estão as quatro bandas da chamada "Big 4", que são Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. Mas até mesmo quem faz parte de uma dessas bandas, como Neil Turbin, que foi vocalista do Anthrax, acha que o conceito é limitador, conforme ele disse durante entrevista com o jornalista musical Gustavo Maiato: "Esse conceito do 'Big 4' é estranho, sempre achei que fosse uma conferência ou algo de marketing. Tem o Metallica e tudo mais. Acho que a mídia comprou isso, mas existem mais do que quatro bandas de Thrash Metal tanto nos EUA quanto fora. Isso tomou uma proporção errada e é ofensivo que algumas bandas tenham ficado de fora. Temos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, mas cadê o Exodus, Exciter e Raven?"
Outro ex-integrante do Anthrax, o baixista Dan Lilker, falou sobre o conceito durante entrevista com a Brutal Planet Magazine, em transcrição feita pelo Ultimate Guitar.
"Thrash era simplesmente o que chamavam de 'hardcore mais rápido', porque você literalmente se debatia enquanto tocava ou reagia a isso. E o Thrash Metal nasceu porque foi influenciado pelo Thrash Hardcore, e eles só acharam que era mais Metal, então disseram: 'Ok, isso é Thrash Metal'", disse o baixista, que também integrou várias outras bandas respeitadas como SOD, Nuclear Assault e Brutal Truth, e também relembrou de uma época em que era mais fácil diferenciar os vários subgêneros do metal.
"Antes, você conseguia definir muito bem o Hardcore. Tinha, por exemplo, o estilo de '81, que era mais em velocidade média. Não que eu esteja dizendo que... o Ramones certamente não era assim, mas estou falando em termos de tempo. Era muito direto, mas não tinha baterias rápidas. Então, para diferenciar, havia o Thrash Hardcore. Você sabia que era aquela coisa rápida, e é daí que veio a palavra Thrash", finaliza Dan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps