Metal: você acredita na "lenda do terceiro álbum"? - Parte 1
Por Pedro Marques
Postado em 17 de maio de 2015
Existe superstição para tudo, inclusive no mundo da música. Quem nunca ouviu falar no "club dos 27 do rock"? Pois é, pra quem gosta de superstição eu trago aqui mais uma, pouco conhecida.
Leia a parte 2 no link abaixo.
A lenda do terceiro álbum é auto sugestiva, você já deve ter em mente do que se trata, ou quase isso. Não é popular dizer que o terceiro álbum de uma banda é sempre o melhor, mas vamos analisar:
As grandes bandas de Heavy Metal e outras vertentes, antes de serem conhecidas pelo que são hoje, passaram por uma longa estrada para alcançar o sucesso. Ainda dizem: O álbum de estréia mostra a cara da banda, o segundo introduz a banda no mercado da música e o terceiro mantém. O que podemos tirar disso? A banda que estréia não sabe as expectativas com o seu primeiro álbum, o segundo álbum serve para, de fato por a banda nos ouvidos das pessoas. E o terceiro expande as idéias. Para isso a banda tem que fazer os três trabalhos impecáveis. A lenda, (ou estatística, melhor falando) é clara, não é rara, e também é curiosa.
Veja abaixo os "terceiros álbuns" de grandes bandas de Metal ao longo do tempo:
IRON MAIDEN - THE NUMBER OF THE BEAST
Este álbum é o mais conhecido do Iron Maiden, não é para menos. Depois de dois discos com grande repercussão a banda lança "The Number of The Beast" com novo vocalista, Bruce Dickinson. Talvez o álbum não seja o preferido para a maioria dos fãs, que citam "Powerslave" ou "Piece Of Mind" no posto. Mas The Number of The Beast foi um marco na história do Maiden. Com apenas oito faixas, destacou a donzela, vendeu milhões de cópias e fez o Maiden ficar conhecido no mundo todo. Com certeza é o maior álbum da história da banda.
BLACK SABBATH - MASTER OF REALITY
Não tem muito o que falar deste disco. Ele fica entre os 4 álbuns mais conhecidos da banda, que são o "Black Sabbath, Paranoid, Black Sabbath vol.4 e Sabbath Bloody Sabbath". Mas é claro que ele também assume um papel importante na carreira do quarteto. Com músicas de destaque (Sweet Leaf, After Forever, Children of The Grave), o disco conta com a atmosfera pesada que conhecemos no Sabbath. O álbum foi responsável, não por tornar a banda mundialmente conhecida, mas sim para estabilizar todas as composições, digamos assim. É normal, uma banda pioneira de um estilo, produzir sons mais 'experimentais', já que não sabe nem em que solo está pisando. Para mim, o Master of Reality é um grande álbum, se não o maior da banda.
SAXON - STRONG ARM OF THE LAW
Ahh, esse disco! Aconselho a todos os Metalheads ouvirem Strong Arm of the Law em casa, pois ele vai te deixar paralisado com tamanha técnica. Ele é o sucessor do maior sucesso do Saxon, o "Wheels of Steel". Além de ser tão parecido com Wheels of Steel, o álbum conta com clássicos da banda e foi bem sucedido financeiramente falando. Este disco marca a saída de Pete Gill, para muitos, o melhor baterista que passou pelo grupo. E também é um dos álbuns mais importantes da história do Saxon, os mais "nostálgicos" vão entender o que eu estou falando...
METALLICA - MASTER OF PUPPETS
Era óbvio que ele iria aparecer aqui, Master Of Puppets é a combinação perfeita dos antecessores "Kill em All" e "Ride The Lightning". Além de misturar as características dos antecessores, isto é, a agressividade do primeiro, e a técnica do segundo, o terceiro álbum do Metallica é bem trabalhado, a ponto de superar quaisquer trabalho feito pela banda antes, e também "um padrão" que a banda gostaria de atingir em todos os discos. De peso, é para muitos o maior álbum da banda, com uma técnica que foi imitada em 'And Justice For All' e aperfeiçoada (em termos) no 'Black Album'. Master Of Puppets, o maior sucesso da 'era Thrash' do Metallica.
SLAYER - REIGN IN BLOOD
Este disco é o mais conhecido da banda de Thrash Metal Slayer. É muitas vezes comparado com Master of Puppets e 'Rust in Peace' do Megadeth. Não sei porquê, afinal eles não são semelhantes nem de perto. O disco traz músicas bem rápidas, se eu não me engano, apenas a 'Angel of Death' atinge a marca dos 4 minutos. "Musicas rápidas e pesadas", isto define o álbum perfeitamente bem. Ele traz grandes clássicos da banda, como a já citada 'Angel of Death' e também as faixas: "Postmortem, Raining Blood e Jesus Saves". 'Raining Blood' se tornou a música mais conhecida do Slayer, junto com o disco. Foi também classificado como "O disco mais pesado de todos os tempos", pela Kerrang!.
ANTHRAX - AMONG THE LIVING
Lançado em 1987, o álbum é o sucessor de outros dois clássicos da banda: Fistful of Metal e Spreading The Disease. O disco não é só considerado o maior banda, como também é considerado um dos maiores clássicos do Thrash Metal, juntos com os dois últimos discos citados. As primeiras 4 faixas são considerados hinos da banda, são elas: "Among The Living, Caught in a Mosh, I Am The Law e Efilnikufesin (N.F.L.)". Além delas o álbum também conta com o maior sucesso da banda, que seria "Indians".
SODOM - AGENT ORANGE
Este é sem dúvidas, para mim e para a maioria dos fãs do Sodom, o maior álbum que eles produziram. O disco foi também o primeiro da banda a alcançar o sucesso comercial e o primeiro álbum de Thrash Metal a chegar nas paradas de sucesso alemãs, fato que duas grandes bandas da Alemanha ainda não tinham conseguido, Kreator e Destruction. Abandonando de vez as trevas e as artes negras, no disco o Sodom consegue alcançar o Thrash Metal puro, e aborda mais assuntos como guerra e armas, destaque para a música "Agent Orange". O álbum é o último com Frank 'Blackfire' que se juntaria ao Kreator depois.
DESTRUCTION - RELEASE FROM AGONY
Um sucesso para o Destruction, para alguns o melhor registro da banda. Talvez, se analisarmos as musicas, perceberemos que elas são tão trabalhadas quanto agressivas, e isso não é pouco. Release from Agony é uma obra prima, pesado e característico do Destruction. Lançado em 1988 o álbum contém 8 faixas, uma melhor que a outra. Aconselho a todos ouvirem.
QUIET RIOT - METAL HEALTH
Um clássico para a banda e para o Heavy Metal em si. Com músicas inesquecíveis como "Cum on Feel The Noize, Metal Health (Bang your Head), Love's a Bitch, Slick Black Cadillac, Don't Wanna Let you go" e outras, o álbum é um marco no Metal em si. A própria faixa 'Metal Health' ainda hoje é lembrada pelos metalheads, pela influencia que teve. Me disserem até que o termo 'Headbanger' teria vindo do disco. Eu não tenho certeza.
SEPULTURA - BENEATH THE REMAINS
O terceiro álbum da maior banda de Metal do Brasil, é sem dúvidas o melhor, ou talvez um dos melhores já feito pelo Sepultura. O álbum é pesado, único, e com riffs espetaculares. A prova disso são as faixas "Beneath The Remains" e "Inner Self", as mais conhecidas do álbum. Vendeu mais de 800 mil cópias no mundo todo, e foi comparada até com "Reign in Blood" do Slayer. As letras foram feitas por Max Cavalera e Andreas Kisser. O álbum vem depois de dois lançamentos iniciais, que também fazem parte dos grandes álbuns da banda: Morbid Visions e Schizophrenia. Importante para dar nome ao Sepultura no mercado, foi o álbum que mais agradou a mim, e à metade dos fãs da banda, A outra metade diz que foi "Arise".
DEATH - SPIRITUAL HEALING
E para terminar a lista, trago uma banda de Death Metal, talvez a maior banda de Death Metal da história. A voz gutural de Chuck Schuldiner pode ser escutada de uma forma diferente neste álbum. Algo que lembra uma voz repugnante ou rouca, melhor dizendo,está bem diferente de seus sucessores. O álbum começa com a faixa 'Living Monstrosity' e ja é uma pancada no ouvido. Daí pra frente, só música assim, perfeita. Death Metal Puro. O terceiro álbum do Death é um dos melhores da banda, dividindo os fãs entre ele, Symbolic e Individual Thought Patterns. Não há mais o que falar desse álbum, exceto que as composições de Chuck começaram a ficar perfeitas a partir dele, criticando os assuntos mais polêmicos, como religião, aborto, drogas a também a vigilância por meio de câmeras de segurança. Este álbum, como dizem por aí: é uma pedrada no pé da orelha!
E você, acredita na 'lenda'?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Metal: você acredita na "lenda do terceiro álbum"? - Parte 2
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Religião: os rockstars que se converteram
Lynyrd Skynyrd: a história da espetacular "Simple Man"


