O grande arrependimento de Renato Russo na Legião Urbana: "Erro que foi levado adiante"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2024
Durante a produção do terceiro álbum da Legião Urbana,"Que País É Este", a convivência entre Renato Russo e o baixista Renato Rocha passou por tensões profundas que marcaram a história da banda.
A dificuldade em lidar com o comportamento de Renato Rocha durante as gravações acabou deixando cicatrizes e foi lembrada como um "erro que foi levado adiante". A informação está no livro Discobiografia Legionária, de Chris Fuscaldo, onde é relatado o impacto do convívio difícil com o baixista, que se distanciava cada vez mais dos demais membros e da produção.
Legião Urbana - Mais Novidades

Segundo Mayrton Bahia, produtor do disco, Renato Russo frequentemente implicava com Renato Rocha, especialmente no que se referia à forma de tocar. Russo também tocava baixo e exigia uma performance específica que Renato Rocha não entregava, o que o fazia se "recolher muito", disse Mayrton.
Entretanto, os problemas iam além da música. De acordo com o executivo Jorge Davidson, o comportamento de Renato Rocha era visto como um transtorno constante: atrasos frequentes, descumprimento de compromissos e até ausência em voos fizeram com que a produção tivesse de adaptar horários e providenciar novos voos, até jatinhos. "Irresponsabilidade pura", resumiu Davidson, indicando a insatisfação geral com a postura do baixista, que na época parecia mais envolvido com o status de celebridade do que com o trabalho.
Renato Rocha, que integrou a banda até 1989, teve trajetória conturbada também após sua saída da Legião Urbana. Enfrentou dificuldades financeiras e pessoais que agravaram sua situação. Faleceu em 2015, aos 53 anos, no Rio de Janeiro, em meio a um período de isolamento e dificuldades econômicas, marcado por um fim de vida distante do prestígio que viveu no auge da carreira com a Legião. Sua história permanece como um capítulo complexo na trajetória de uma das maiores bandas de rock do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão

As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
A opinião de Renato Russo sobre uso de homeopatia para dependência química
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas
Por que Renato Russo não gostava de estudantes barbudos, revolucionários e marxistas


