O elemento das letras de Raça Negra e Negritude Júnior que impressionava Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de novembro de 2024
Em uma entrevista histórica, resgatada pelo canal Relinkare, Renato Russo comentou sobre o impacto das letras de grupos como Raça Negra e Negritude Júnior, na época do lançamento de seu álbum solo "Equilíbrio Distante", em 1993, que tinha forte influência do repertório italiano. Russo se surpreendeu com a recorrente temática do amor nas músicas desses grupos, observando que "todas as músicas falam de amor".
"É interessante destacar que, na Itália, também se fazem produções modernas, não apenas as canções tradicionais. Eles estão totalmente sintonizados com o que está acontecendo no panorama musical mundial atualmente. Eu percebo que isso tem crescido de certa maneira, porque a música pop sempre foi baseada em canções de amor", disse.
O cantor destacou que essa característica era uma constante na música pop, especialmente no samba, mas também no sertanejo, gênero que já havia explorado amplamente esse tema. Russo refletiu ainda sobre o papel das canções românticas no cotidiano das pessoas, mencionando que ao ligar o rádio ou assistir à televisão, o público se depara constantemente com músicas que tratam de relacionamentos e sentimentos. "Eu preciso de alguém" e "Agora que encontrei você" são exemplos das letras que, segundo ele, dominam as paradas.
"O grande repertório do pop sempre teve como tema principal as músicas românticas. Isso é algo que se vê muito, por exemplo, nos novos grupos de samba como Negritude Júnior e Raça Negra, que estão fazendo enorme sucesso. Se você prestar atenção nas letras dessas músicas, vai perceber que todas falam de amor", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps