A sutil mudança no repertório de Bruce Springsteen que alfineta vitória de Donald Trump
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de novembro de 2024
Bruce Springsteen, aos 74 anos, não escondeu sua decepção após a vitória de Donald Trump sobre Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Conhecido por suas músicas que exaltam a classe trabalhadora e retratam o cotidiano do americano comum, Springsteen fez uma alteração sutil, mas carregada de simbolismo, no repertório de seu primeiro show após a derrota de sua candidata.
Bruce Springsteen - Mais Novidades
Conforme relatou a Veja, na apresentação, realizada no dia 6 de novembro, o artista abriu o show com a música "Long Walk Home", faixa que raramente inicia suas apresentações. Antes de começar, ele dedicou a canção como uma "oração de luta pelo meu país", sugerindo seu lamento e esperança em tempos incertos. Com versos como "Vai ser uma longa caminhada para casa", a música soou como um reflexo das expectativas frustradas dos que apoiaram Kamala Harris.
Em seguida, Springsteen trouxe "Land of Hope and Dreams", faixa que reforça a resiliência e a esperança. "Deixe suas tristezas para trás / Que este dia seja o último / Amanhã haverá sol", canta o músico, em versos que parecem buscar, ainda que discretamente, uma união em meio à divisão política dos Estados Unidos.
A apresentação foi uma resposta velada à campanha eleitoral. Defensor declarado de Kamala, Springsteen havia gravado um vídeo pedindo votos e chegou a classificar Trump como "tirano" em um comício em Atlanta. No entanto, neste show, sua resposta foi menos contundente, marcada pela introspecção e pela escolha de músicas que convidam à reflexão. Springsteen é frequentemente reconhecido como "a voz do povo", um título que o cantor conquistou com composições sobre a classe trabalhadora e a busca por justiça social.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio


Morre Clive Davis, um dos nomes mais importantes da história da indústria musical
Tom Morello anuncia festival que contará com Foo Fighters, Bruce Springsteen e Serj Tankian
FBI está preocupado com segurança de Bruce Springsteen em atual turnê
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
A lenda que David Bowie quis regravar e não deu certo: "Eu odiava ele como artista solo"


