Brian May relembra a crítica que seu pai fez quando ouviu o álbum de estreia do Queen
Por André Garcia
Postado em 09 de novembro de 2024
Tem banda que já de cara, em seu álbum de estreia, emplaca sua primeira obra-prima — com direito a hit nas rádios e milhões de cópias vendidas. Assim foi com Oasis, Guns N' Roses e Pearl Jam.
Há também aquelas bandas cujo álbum de estreia foi comprometido por uma péssima produção musical. No caso do Black Sabbath a coisa até virou parte do charme do disco, mas no caso do Queen e do Kiss a produção foi praticamente uma autossabotagem.
Em recente entrevista para a Mojo Brian May falou sobre o relançamento do "Queen I" em versão totalmente revisitada, com uma profunda e minuciosa mixagem. Entre outras coisas, ele relembrou a crítica de seu pai quando ouviu a versão original.
Lembro de meu pai dizendo [após ouvir o primeiro disco do Queen]: 'Falta ambientação, Brian. Não sinto como se estivesse na sala com você tocando ao meu lado'.
"Foi ótimo [por finalmente consertar o primeiro álbum do Queen]! Não que a versão original fosse ruim, só não era o que a gente sonhava. [...] Cada instrumento foi reexaminado de cabo a rabo. As guitarras foram originalmente gravadas muito secas, então corrigimos isso."
Brian fez questão de ressaltar que a decepcionante sonoridade original do álbum não foi culpa do produtor:
"Roy Thomas Baker fez um excelente trabalho naquelas circunstâncias, [a culpa pela sonoridade fraca do disco] era nossa, jovens aspirantes [a músicos], e nosso empresariamento que nos via como um objeto.
Em seguida, o guitarrista confessou que eles se viram intimidados na posição de banda iniciante e não conseguiram fazer valer sua vontade:
"A gente não estava em posição de nos impor [dentro do estúdio], sem contar que a gente sentia que se pisasse fora da linha perderíamos a oportunidade [de realizar nosso sonho de gravar um álbum]."
Por fim, para a alegria dos fãs, May indicou que o "Queen II" também deve receber o mesmo tratamento:
"Eu certamente acho que 'Queen II' merece esse tratamento. Há muitas camadas nesse disco e a gene não tinha acesso a tecnologia necessária para que tudo aquilo ficasse audível. E vamos parar por aí. 'Em Sheer Heart Attack' a gente já tinha dominado o estúdio ."
Coincidência ou não, o Judas Priest também está revisitando, remixando e relançando seu álbum de estreia, "Rocka Rolla", que também foi muito prejudicado por uma produção zoada e acabou viando um daqueles discos eternamente negligenciado pelos fãs.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps