O motivo geopolítico que fez Ritchie, no auge do sucesso nos anos 80, ser rejeitado na Argentina
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de dezembro de 2024
O cantor Ritchie, sucesso no Brasil nos anos 1980 com o hit "Menina Veneno", revelou em entrevista ao podcast Disco Voador que sua versão em espanhol, "Mi Niña Veneno", foi bem recebida em diversos países da América Latina, mas enfrentou uma barreira específica na Argentina.
O contexto geopolítico da Guerra das Malvinas (1982), que gerou forte tensão entre os argentinos e os britânicos, acabou influenciando a decisão de evitar a promoção da música no país. Até hoje há certo ressentimento entre as duas nações por causa da disputa territorial que deu origem ao conflito.
Filho de militar britânico, Ritchie explicou que, durante aquele período, as relações entre a Argentina e o Reino Unido estavam particularmente tensas. "Optamos por não expor a ira dos nossos hermanos", afirmou o cantor. Apesar disso, a música ganhou espaço em rádios e foi amplamente consumida em países vizinhos, como Uruguai, Paraguai e Peru.
O cantor lembrou que, mesmo sem pisar na Argentina na época, o compacto simples em espanhol teve sucesso na região. Ele ainda recebe mensagens de fãs uruguaios e destacou shows realizados no país na década de 1980. "É muito bom, 40 anos depois, ver que as pessoas continuam buscando essas canções", disse.
Confira o podcast abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps