Porque Ozzy Osbourne rejeita o termo Heavy Metal, apesar de ser um ícone do gênero
Por Bruce William
Postado em 15 de dezembro de 2024
Sem o Black Sabbath, o Heavy Metal talvez nunca tivesse surgido como o conhecemos. Nos anos 1970, a banda trouxe uma sonoridade pesada e única, marcada pelos riffs afiados de Tony Iommi e as letras sombrias de Geezer Butler, aliando ainda o vocal inconfundível de Ozzy Osbourne e a pulsação rítmica de Butler e Bill Ward para completar o quadro, estabelecendo a sonoridade que viria a definir o gênero.
Mesmo após a saída de Ozzy em 1979, sua reinvenção ao lado de Randy Rhoads foi uma continuação dessa revolução. Com o guitarrista, Ozzy redefiniu sua sonoridade com os álbuns "Blizzard of Ozz" e "Diary of a Madman". Esses trabalhos consolidaram o Metal dos anos 1980, com uma abordagem mais intensa e teatral, com o gênero se tornando parte da cultura mainstream.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Como relembra a Far Out, Osbourne, no entanto, sempre foi um ícone controverso. Eventos como o infame episódio do morcego em 1982 fizeram com que ele se tornasse um ícone do gênero, algo que lhe rendeu a alcunha de "Príncipe das Trevas", apelido que junto com sua personalidade extravagante e sua música ajudaram a definir o que o Metal se tornou, tanto em termos culturais quanto musicais.
Apesar de sua ligação inegável com o Metal, Ozzy declarou ao The New Zealand Herald em 2008 que odeia o termo "Heavy Metal". Segundo ele, a frase carece de conotação musical e a banda sempre se viu como "Heavy Rock". "Bem, eu nunca me senti confortável com esse título que colocaram em mim - 'Metal'. Porque Ozzy Osbourne faz Heavy, mas as bandas que são consideradas Metal são realmente pesadas, e todos nós somos colocados na mesma categoria", disse Ozzy em outra declaração para a Spin.
A ironia está no fato de que a própria essência do metal carrega uma identidade sonora e cultural inconfundível, algo que a obra de Osbourne entrega. Mas ele se justifica na citada conversa com a Spin: "Quando você é rotulado com um certo estilo, pode ser muito difícil fazer algo um pouco mais leve ou uma faixa acústica, ou o que quer que você queira fazer. Naquela época, a gente era chamado de Rock. E ainda continua apenas sendo Rock."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Como Kai Hansen do Helloween destravou a reunião do Angra com Edu Falaschi
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
Ex-Kiss, Bruce Kulick passa por cirurgia para substituição de válvula cardíaca
Cavalera Conspiracy participará de evento que celebra 40 anos de "Reign in Blood", do Slayer
Tarja Turunen comenta participação de Dani Filth em sua música nova

Edu Falaschi diz que um pedaço dele morreu com Ozzy: "Não superei ainda"
Por que Michael Schenker se recusou a tocar com Ozzy Osbourne, segundo o próprio
Gus G ficou chateado por não ter sido chamado para despedida de Ozzy? Ele responde
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
A música que Ozzy Osbourne ensaiou, mas não cantou no último show
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Zakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para Ozzy
A canção da "era Ozzy" no Black Sabbath que foi a preferida de Ronnie James Dio


