Lobão avalia reunião do Vímana, sua banda de progressivo com Lulu Santos e Ritchie
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de dezembro de 2024
Lobão comentou sobre a possibilidade de reunir o Vímana, sua banda de rock progressivo dos anos 1970, durante sua participação no podcast Sem Filtro, que contou com Régis Tadeu, Paulo Baron e Walter Casagrande.
Para o baterista, a ideia é praticamente inviável. "Eu não acho, não acho. É muito pouco provável porque o Vímana está espalhado. O Luiz Paulo Simas, que era um dos pilares do grupo, está em Nova York, com uma carreira solo bem-sucedida e dando aulas na Escola de Música de lá. Ele não vai sair de lá. O Lulu está em outra, o Ritchie também, e eu... Acho que não seria muito provável isso acontecer."

Lobão também mencionou os desafios que uma reunião envolveria. "As músicas do Vímana eram altamente complexas, tinham 15 minutos, com arranjos complicadíssimos. Tocar aquilo era quase atlético. Você perdia uns 4 quilos por show. Para fazer isso agora, teria que tirar toda aquela tralha, ensaiar muito, e não sei se haveria disposição de todos."
Apesar de reconhecer as dificuldades, Lobão admitiu que participaria caso houvesse um convite. "Eu, pessoalmente, faria. Sinceramente, faria, porque seria um hobby para mim. Tocar bateria em uma banda tão virtuosa seria uma diversão. Mas não é só reunir, sentar e tocar. É preciso ensaiar, trabalhar, e hoje ninguém parece ter essa disposição."
O Vímana marcou o rock brasileiro nos anos 1970 com sua mistura de virtuosismo e experimentação. Formado por Lobão, Lulu Santos, Ritchie, Luiz Paulo Simas e Fernando Gama, o grupo lançou o compacto "Zebra/Masquerade" em 1977 e chegou a tocar em festivais importantes, como o Banana Progressiva e o Hollywood Rock. No entanto, tensões internas e diferenças criativas, agravadas pela chegada do tecladista suíço Patrick Moraz (ex-Yes), levaram à dissolução do grupo no final da década.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta

Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
A façanha mercadológica que Legião Urbana conseguiu emplacar, segundo Lobão


