Para Samuel Rosa, Skank foi responsável pelo renascimento do pop rock brasileiro
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de dezembro de 2024
Formado no início dos anos 1990, o Skank é um dos grandes nomes da história do Rock brasileiro. Dono de uma sonoridade empolgante, que mistura elementos de Rock, Pop, Reggae e Ska (entre outros estilos), o quarteto lançou músicas que marcaram época, como "Garota Nacional", "Jackie Tequila", "Vou Deixar", "Saideira" e "É Uma Partida de Futebol".
No segundo semestre de 2019, o Skank anunciou a sua turnê de despedida. A tour foi encerrada no dia 26 de março de 2023, com uma apresentação realizada no estádio Mineirão, localizado em Belo Horizonte.
Vocalista do Skank, Samuel Rosa falou sobre a história da banda ao portal G1. O artista acredita que o grupo exerceu um papel importante com seu trabalho, como é possível conferir abaixo.
"Eu acho que agora eu tenho um afastamento suficiente pra dizer que o Skank foi responsável pelo renascimento do Pop Rock brasileiro nos anos 90. Porque quem viveu sabe que aquela onda oitentista do Rock ser a bola da vez tinha passado. E a música Pop vivia uma ressaca do Rock brasileiro, que tinha acabado a década de 80 com umas coisas tipo Dr. Silvana & Cia, Inimigos do Rei - que já era melhor, porque tem o Paulinho Moska (...). E entrou a Lambada de Beto Barbosa e a Axé Music nasceu ali. Então, as gravadoras já torciam o nariz pra qualquer banda nova do Pop Rock depois de 1991."
Na sequência, Samuel citou que como as gravadoras não estavam interessadas pelo Rock brasileiro, algumas bandas optaram pelo "faça você mesmo". No caso do Skank, a estratégia deu certo, o que ajudou a abrir portas para outros nomes importantes da cena musical brasileira.
"Tanto é que as bandas partiram pras empreitadas de discos independentes ou discos independentes (...). E o Skank, que era e sempre foi totalmente brancaleônico, sem partido, filiado a nenhum selo, nada, lançou por conta própria o seu disco independente. E foi, querendo ou não, pelo menos, das bandas mais promissoras que fizeram de novo a indústria olhar pro Pop Rock brasileiro (...).
Não obstante, vamos lembrar que logo na sequência veio Jota Quest e Pato Fu em Belo Horizonte. Depois, Sideral e Tianastácia, e no Brasil inteiro começaram a pipocar bandas com esse ânimo (...). Os pioneiros, não diria que totalmente sozinho, mas ali junto com Raimundos, com Chico Science, aquela primeiríssima leva dos anos 90, o Skank foi sim um dos baluartes desse renascimento do pop rock brasileiro."
A entrevista completa pode ser conferida abaixo. Samuel fala sobre o assunto retratado nesta nota por volta dos 23 minutos do vídeo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps