CEO da Fender conta como foi tocar com a lendária Stratocaster #0001 de David Gilmour
Por André Garcia
Postado em 10 de dezembro de 2024
Desde os anos 70 que os modelos mais tradicionais de guitarra são a Fender Stratocaster (de Eric Clapton, Jeff Beck, Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore...) e a Gibson Les Paul (de Jimmy Page, Slash, Ace Frehley, Zakk Wylde...) Há ainda aqueles que cortavam para os dois lados e esbanjava estilo com ambas, como era o caso de Marc Bolan.
David Gilmour, que sempre pendeu para o lado Strato da força, conseguiu a façanha de ter em sua coleção a mais rara das Fender Stratocaster: a primeiríssima, de número de série #0001. Não sei como ele conseguiu isso, mas tenho certeza que custou muito, mas muito dinheiro.
Muitos sonham um dia ter a chance de tocar tal relíquia e ficam imaginando como ela deve ser incrível. Segundo Andy Mooney, CEO da Fender, que teve a oportunidade de tocar o raríssimo instrumento, contou que não ficou bem um pouco impressionado.
Conforme publicado pela Guitar World, ele confessou: "Depois que entrei na empresa [Fender], perguntei se ele [David Gilmour] estaria disposto a deixar a guitarra [Fender Stratocaster #0001] com a gente para fazer reproduções fiéis, como ele fez com sua guitarra preta do 'Dark Side of the Moon'. Só que ele não topou, aí depois elas foram leiloadas. Foi então que tive a oportunidade de tocar com elas."
"Eu toquei [com elas] na [casa de leilão] Christie's Auction House em Los Angeles. A guitarra preta era realmente especial. Depois toquei a[Fender Stratocaster] #0001 e fiquei muito decepcionado com ela — eu esperava muito mais. [Talvez tenha sido] minhas expectativas que estivessem altas demais."
Para a tristeza de muitos fãs do Pink Floyd (assim como eu), o vacilão do Gilmour em 2019 leiloou não só aquela Strato preta clássica que ele usou na era de ouro da banda como também a lendária Stratocaster #0001.
Nos anos 90, antes do surgimento da internet como conhecemos, o mundo do rock era uma loucura: você ouvia por aí boatos, rumores e lendas das mais bizarras – e não tinha como saber o que era verdade e o que era invenção.
Eu cresci ouvindo várias histórias. Um exemplo é o de Rod Stewart, que diziam que já tinha sido internado para sugar de seu estômago UM LITRO de esperma. O próprio cantor já negou isso, mas em sua autobiografia confirmou que, para não estragar sua voz (já naturalmente rouca), ele em vez de cheirar cocaína botava pó numa capsula daqueles de anti-gripal enfiava bem naquele lugar que você está pensando (e não é a boca).
Pink Floyd era uma das bandas mais cercada por boatos inacreditáveis; e o pior é que a maioria se revelou verdadeira! Que Nick Mason e Richard Wright tinham tanto dinheiro que o primeiro colecionava Ferraris e o segundo comprou uma ilha grega particular era verdade. Que na turnê de "Animals" Roger Waters berrava no microfone para os fãs calarem a boca e já chegou a cuspir na cara de um que invadiu o palco também é verdade.
No caso de David Gilmour muito se falava que ele tinha tanto dinheiro que comprou a primeiríssima guitarra Fender modelo Stratocaster.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps