O álbum "preguiçoso" dos Titãs que Nando Reis ficou "décadas" sem ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2025
A banda Titãs possui em sua discografia um álbum de covers, lançado em 1999. Intitulado "As Dez Mais", o trabalho traz versões para músicas como "Pelados em Santos" (Mamonas Assassinas), "Sete Cidades" (Legião Urbana), "Aluga-se" (Raul Seixas) e "Um Certo Alguém" (Lulu Santos).
Titãs - Mais Novidades
Nando Reis, ex-vocalista/baixista dos Titãs, falou sobre "As Dez Mais" em vídeo publicado no seu canal do Youtube. O músico explicou por quais razões a banda optou por gravar uma compilação de covers ao invés de criar material inédito.
"‘As Dez Mais’ é um disco que pra mim pega um momento de saturação. E acho que isso tá relacionado diretamente ao fato de ser um disco de covers (...). E acho isso, de novo, muito significativo, pois estamos falando de 1999, um período onde pessoalmente eu tinha muitas músicas, mas uma quantidade absurda. Um período, digamos, fértil, onde havia muito material inédito. Mas a decisão da banda, eu não me lembro exatamente os motivos, foi por fazer um disco de repertório de outros artistas (...).
O que eu chamo de esgotamento, ou de saturação (...) pelo excesso de shows e pelo excesso de estrada deve ter sido um dos fatores para que a gente evitasse aquilo que é uma questão delicada e sempre promove algum tipo de confronto, que é a escolha de um repertório autoral."
Adiante, Nando disse que considera "As Dez Mais" um trabalho "um pouco preguiçoso". Na época da gravação do vídeo, ele afirmou que não ouvia o álbum há um bom tempo.
"O fato é que decidimos fazer um disco com músicas de outros autores. Há um outro dado que não me recordo, mas me parece bastante factível que isso tenha sido importante. Acho que era o último disco de contrato da Warner (...). Então, eu vejo ali uma série de razões pra ser um disco… eu acho que ele é um pouco preguiçoso. De novo, não tô acusando, mas eu acho que o desgaste, o cansaço, a exaustão, a ideia de encerramento de um ciclo nos levou a fazer algo que fosse prático. Fomos lá, decidimos gravar esse disco que tem 10 músicas (...). De novo, eu não ouço esse disco, esse muito menos do que os outros, há décadas."
Nando canta a versão dos Titãs para "Pelados em Santos", hit dos Mamonas Assassinas. O cantor contou por que decidiu interpretar essa música.
"‘Pelados em Santos’ eu escolhi porque eu amo os Mamonas, achava graça na banda, especialmente no Dinho. Sempre fui fascinado e acho essa música incrível."
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir. Aperte o play e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Formação da turnê "Ozzmosis", de Ozzy Osbourne, se reúne em disco de Joe Holmes
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada


10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
O hit dos Titãs que, por causa de três palavras, foi sumariamente barrado na TV Globo
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
O maior álbum de rock nacional de todos os tempos, segundo Dé do Barão Vermelho
Titãs era a banda brasileira mais transgressora dos anos 1980, segundo Maurício Branco
A banda de rock nacional favorita do icônico produtor musical Nelson Motta


