O álbum "preguiçoso" dos Titãs que Nando Reis ficou "décadas" sem ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de janeiro de 2025
A banda Titãs possui em sua discografia um álbum de covers, lançado em 1999. Intitulado "As Dez Mais", o trabalho traz versões para músicas como "Pelados em Santos" (Mamonas Assassinas), "Sete Cidades" (Legião Urbana), "Aluga-se" (Raul Seixas) e "Um Certo Alguém" (Lulu Santos).
Titãs - Mais Novidades
Nando Reis, ex-vocalista/baixista dos Titãs, falou sobre "As Dez Mais" em vídeo publicado no seu canal do Youtube. O músico explicou por quais razões a banda optou por gravar uma compilação de covers ao invés de criar material inédito.
"‘As Dez Mais’ é um disco que pra mim pega um momento de saturação. E acho que isso tá relacionado diretamente ao fato de ser um disco de covers (...). E acho isso, de novo, muito significativo, pois estamos falando de 1999, um período onde pessoalmente eu tinha muitas músicas, mas uma quantidade absurda. Um período, digamos, fértil, onde havia muito material inédito. Mas a decisão da banda, eu não me lembro exatamente os motivos, foi por fazer um disco de repertório de outros artistas (...).
O que eu chamo de esgotamento, ou de saturação (...) pelo excesso de shows e pelo excesso de estrada deve ter sido um dos fatores para que a gente evitasse aquilo que é uma questão delicada e sempre promove algum tipo de confronto, que é a escolha de um repertório autoral."
Adiante, Nando disse que considera "As Dez Mais" um trabalho "um pouco preguiçoso". Na época da gravação do vídeo, ele afirmou que não ouvia o álbum há um bom tempo.
"O fato é que decidimos fazer um disco com músicas de outros autores. Há um outro dado que não me recordo, mas me parece bastante factível que isso tenha sido importante. Acho que era o último disco de contrato da Warner (...). Então, eu vejo ali uma série de razões pra ser um disco… eu acho que ele é um pouco preguiçoso. De novo, não tô acusando, mas eu acho que o desgaste, o cansaço, a exaustão, a ideia de encerramento de um ciclo nos levou a fazer algo que fosse prático. Fomos lá, decidimos gravar esse disco que tem 10 músicas (...). De novo, eu não ouço esse disco, esse muito menos do que os outros, há décadas."
Nando canta a versão dos Titãs para "Pelados em Santos", hit dos Mamonas Assassinas. O cantor contou por que decidiu interpretar essa música.
"‘Pelados em Santos’ eu escolhi porque eu amo os Mamonas, achava graça na banda, especialmente no Dinho. Sempre fui fascinado e acho essa música incrível."
O vídeo completo pode ser assistido no player a seguir. Aperte o play e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O músico que Hetfield achava ser "muito" para o Metallica; "ele jamais se juntaria a nós"
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
O álbum dos anos 80 que "codificou o metal", segundo a Louder
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos

Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro


