Jerry Cantrell (Alice in Chains) fala sobre 21 anos de sobriedade
Por João Renato Alves
Postado em 29 de janeiro de 2025
Jerry Cantrell, guitarrista e covocalista do Alice in Chains, viu colegas sucumbindo aos perigos das drogas – a saber: o vocalista Layne Staley e o baixista Matt Starr. Atualmente, o músico pode se orgulhar de ostentar 21 anos de sobriedade. Ao podcast Broken Record, o artista refletiu sobre como o vício influenciou seu lado criativo. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:

"Eu escrevi algumas músicas muito boas dos dois jeitos. Então, acho que ambos funcionam. Vivi um período da minha vida em que funcionou e depois não funcionou mais. Se algo não está funcionando, você tem que encontrar uma nova maneira de fazer. Então, eu passei por essa mudança pessoalmente há cerca de 21 anos. Considero que ainda estou escrevendo — para mim, pelo menos — uma música impactante, estranha e poderosa como fazia quando estava f*dido. Então, eu realmente não acho que estar sob influência seja um requisito. Faz parte do mito de ser um músico e um artista."
O ícone de Seattle reconhece que a sensação de invencibilidade passou por sua cabeça em vários momentos. "Acho que todo mundo meio que tem que passar por esse período. Eu sabia que isso era atraente e apelativo para mim, mesmo com todos os sinais de mortes precoces e não dando certo para outras pessoas. Você pensa, 'Ei, isso não vai acontecer comigo.' Tenho certeza de que eles também pensaram isso. (Risos) Não os desmereço. Estou sóbrio há 21 anos e ainda sinto falta de poder ficar chapado. É divertido sair da sua cabeça, é legal sair com pessoas estranhas, apenas cenários diferentes, diferentes estados de espírito em que estar chapado e ficar chapado pode te colocar.
Então eu não vou desmerecer, porque fiz isso e fiz muitas coisas boas assim. Mas em algum momento parou de funcionar. Felizmente, conhecia muitas pessoas que faziam o que eu fazia. Referindo-me a alguns dos caras com quem comecei a tocar logo depois que fiquei sóbrio — Billy Morrison, Dave Navarro, Matt Sorum, Billy Duffy — os caras que passaram por festas e depois foram para o outro lado, tipo, 'Ok, não funciona mais. Tenho que descobrir uma nova maneira de fazer isso.' Todos esses caras ainda arrasam, até onde eu verifiquei, e acho que estou indo bem também no que diz respeito ao elemento musical. Então, você pode fazer de qualquer jeito."
Questionado se houve um momento em sua vida em que considerou o uso de drogas glamoroso, Jerry disse: "Ah, não sei. Como eu disse, é parte do mito. Você é um garoto, então vai fazer todas essas coisas que garotos fazem. Eu não sou mais um garoto, então não posso fazer o que garotos fazem. Isso me mataria. Então tenho que fazer essa versão de mim, da qual gosto muito. Eu gosto da vida. Eu gosto da consistência da vida agora. Os altos não são tão altos, ok, mas os baixos também não são tão baixos. Você entende o que quero dizer? É um pouco mais uniforme, gosto dessa consistência."
Jerry Cantrell lançou o álbum solo "I Want Blood" ano passado. O trabalho é um dos mais pesados de sua carreira. O Alice in Chains retoma atividades em 2025. O sucessor de "Rainier Fog" (2018) está sendo preparado, mas ainda não tem data de lançamento definida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
O pior disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
Novo disco do Soulfly tem música dedicada a falecido ícone do metal extremo
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
Novo álbum do Blind Guardian será mais "melódico das antigas", diz Hansi Kürsch

Como Jerry Cantrell passou a cantar no Alice in Chains: "Cara, sem querer ofender, mas..."
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell


