Jerry Cantrell (Alice in Chains) fala sobre 21 anos de sobriedade
Por João Renato Alves
Postado em 29 de janeiro de 2025
Jerry Cantrell, guitarrista e covocalista do Alice in Chains, viu colegas sucumbindo aos perigos das drogas – a saber: o vocalista Layne Staley e o baixista Matt Starr. Atualmente, o músico pode se orgulhar de ostentar 21 anos de sobriedade. Ao podcast Broken Record, o artista refletiu sobre como o vício influenciou seu lado criativo. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:

"Eu escrevi algumas músicas muito boas dos dois jeitos. Então, acho que ambos funcionam. Vivi um período da minha vida em que funcionou e depois não funcionou mais. Se algo não está funcionando, você tem que encontrar uma nova maneira de fazer. Então, eu passei por essa mudança pessoalmente há cerca de 21 anos. Considero que ainda estou escrevendo — para mim, pelo menos — uma música impactante, estranha e poderosa como fazia quando estava f*dido. Então, eu realmente não acho que estar sob influência seja um requisito. Faz parte do mito de ser um músico e um artista."
O ícone de Seattle reconhece que a sensação de invencibilidade passou por sua cabeça em vários momentos. "Acho que todo mundo meio que tem que passar por esse período. Eu sabia que isso era atraente e apelativo para mim, mesmo com todos os sinais de mortes precoces e não dando certo para outras pessoas. Você pensa, 'Ei, isso não vai acontecer comigo.' Tenho certeza de que eles também pensaram isso. (Risos) Não os desmereço. Estou sóbrio há 21 anos e ainda sinto falta de poder ficar chapado. É divertido sair da sua cabeça, é legal sair com pessoas estranhas, apenas cenários diferentes, diferentes estados de espírito em que estar chapado e ficar chapado pode te colocar.
Então eu não vou desmerecer, porque fiz isso e fiz muitas coisas boas assim. Mas em algum momento parou de funcionar. Felizmente, conhecia muitas pessoas que faziam o que eu fazia. Referindo-me a alguns dos caras com quem comecei a tocar logo depois que fiquei sóbrio — Billy Morrison, Dave Navarro, Matt Sorum, Billy Duffy — os caras que passaram por festas e depois foram para o outro lado, tipo, 'Ok, não funciona mais. Tenho que descobrir uma nova maneira de fazer isso.' Todos esses caras ainda arrasam, até onde eu verifiquei, e acho que estou indo bem também no que diz respeito ao elemento musical. Então, você pode fazer de qualquer jeito."
Questionado se houve um momento em sua vida em que considerou o uso de drogas glamoroso, Jerry disse: "Ah, não sei. Como eu disse, é parte do mito. Você é um garoto, então vai fazer todas essas coisas que garotos fazem. Eu não sou mais um garoto, então não posso fazer o que garotos fazem. Isso me mataria. Então tenho que fazer essa versão de mim, da qual gosto muito. Eu gosto da vida. Eu gosto da consistência da vida agora. Os altos não são tão altos, ok, mas os baixos também não são tão baixos. Você entende o que quero dizer? É um pouco mais uniforme, gosto dessa consistência."
Jerry Cantrell lançou o álbum solo "I Want Blood" ano passado. O trabalho é um dos mais pesados de sua carreira. O Alice in Chains retoma atividades em 2025. O sucessor de "Rainier Fog" (2018) está sendo preparado, mas ainda não tem data de lançamento definida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
"Slave Machine", o novo álbum de estúdio da Nervosa, é lançado
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson


O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Hobby de milhões! Quem gasta mais em guitarras? Jerry Cantrell, Slash ou Kirk?


