Como uma escada, uma lupa e uma palavra fizeram John Lennon se apaixonar por Yoko Ono
Por André Garcia
Postado em 29 de janeiro de 2025
John Lennon formou com Yoko Ono um casal que abalou o mundo por ter levado a culpa pela separação dos Beatles. Você com certeza já conhece o casal, mas você sabe como foi que eles se conheceram? E se eu te disser que tudo começou com uma escada, uma lupa e uma palavra de três letras?
O livro John Lennon no Céu com Diamantes, de Lúcia Villares, publicado pela Editora Brasiliense em 1982, conta como foi essa história.
Beatles - Mais Novidades
Em 1966 Yoko Ono já tinha conquistado notoriedade na cena artística de Londres. Artista plástica vanguardista, ela era conhecida como uma inteligente japonesa de família rica, que foi educada nos Estados Unidos.
Em novembro daquele ano John Lennon, com seu casamento com Cynthia em crise e em depressão por suas insatisfações com os Beatles, ficou sabendo que uma tal Yoko ia fazer uma exposição maluca com gente dentro de sacos e coisas assim. Curioso, ele foi ver.
O líder dos Beatles foi lá antes da inauguração, e encontrou a galeria vazia, o que não o impediu de conferir e xeretar as obras. Foi então que ele viu algo que mudou sua vida para sempre: uma escada que dava em um buraco minúsculo com uma palavra que para ser vista era preciso uma lente de aumento. Curioso que só, ele não resistiu. Subiu na escada, olhou no buraco, viu a palavra "Sim", e achou aquilo o máximo.
"Podia estar escrito NÃO, ou qualquer coisa negativa lá", relembrou ele. "Naquela época, ser de vanguarda era destruir pianos com um martelo, quebrar esculturas ou qualquer coisa assim para pagar de anti-anti-anti."
Ele ficou impressionado também com uma maçã exposta que, como custava um preço absurdo, ficava ali à mostra lentamente apodrecendo diante dos olhos dos espectadores.
John e Yoko se conheceram quando ele viu um cartaz ao lado de um martelo com pregos escrito "Bata um prego". Ele perguntou se podia martelar um e ela, sem saber que ele era famoso, respondeu que não porque a exposição ainda não tinha inaugurado. Aquela deve ter sido a única vez que John Lennon ouvia um não de alguém em anos.
O dono da galeria correu para cochichar no ouvido de Yoko que aquele cara era rico e que poderia comprar as obras dela, então ela deixou que ele batesse um prego por 5 shillings.
"Então vou de pagar 5 shillings imaginários", disse ele, "e martelar um prego imaginário". Yoko riu, e ali eles se entenderam.
Como John era casado, os dois demoraram para realmente se envolverem. Foi só no ano seguinte que eles foram se encontrar de novo, trocando acenos tímidos em um vernissage. Até que um dia ela tomou coragem e foi até ele pedir patrocínio para sua próxima exposição; e o presenteou com um exemplar de seu livro de poemas, Grapefruit, que virou seu livro de cabeceira.
Em setembro de 1967 Yoko fez sua nova exposição financiada por Lennon na Lisson Gallery, que tinha todos os objetos pela metade e pintados de branco: meia mesa, meio quadro, meia cadeira…
Depois dali, vira e mexe Yoko para ser lembrada mandava para ele bilhetes com dizeres como "Respire", "Dance", "Conte as estrelas".
Pouco depois John partiu com os Beatles para seu retiro espiritual na Índia sem levar Cynthia consigo. Lá ele trocou cartas com Ono e, na volta à Inglaterra ele já havia aceitado que seu casamento havia chegado ao fim e não conseguia tirar Yoko da cabeça.
E o resto, como dizem, é história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Ian Anderson explica como o consolo "intruso *nal" era usado em shows do Jethro Tull nos anos 80
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation: Mindcrime"
A música que Mark Knopfler gravou em uma guitarra barata e diz ter feito "tudo errado"
Metallica lê as avaliações mais negativas do "Black Album" na Amazon
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos


A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
A música dos Beatles que Stevie Nicks considera perfeita e quase uma premonição
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
A música solo de Paul McCartney que ele próprio odeia: "Não consigo nem ouvir!"
A música dos anos 90 que parece ter "pegado emprestado" um clássico dos Beatles
O ícone do metal extremo que já tentou "recriar" o Álbum Branco do Beatles algumas vezes
Os dois gigantes que ajudaram George Harrison a decolar depois dos Beatles
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?
A música que os Beatles rejeitaram e que fez Lennon se afastar mais da banda


