O dia em que baixista do Rage Against the Machine partiu para cima de bilionário em programa de TV
Por João Renato Alves
Postado em 28 de janeiro de 2025
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
No dia 13 de abril de 1996, o Rage Against the Machine fez sua primeira e única aparição no tradicional programa televisivo "Saturday Night Live". O apresentador da edição era o bilionário empresário Steve Forbes. A banda tocou a música "Bulls on Parade" e deveria ter executado também "Bullet in the Head".
No entanto, a performance da segunda não aconteceu. O grupo foi banido por pendurar bandeiras dos Estados Unidos invertidas em seus amplificadores. A atitude foi um protesto contra a presença do então candidato presidencial republicano como outro convidado daquela noite.
RATM - Mais Novidades
Apesar da situação, o guitarrista Tom Morello foi convidado a dar um depoimento para o documentário "Ladies & Gentlemen… 50 Years Of SNL Music". Conforme repercutido pelo NME, o músico disse, citando um trecho do clássico "Killing in the Name": "Nossa reação foi pensar: ‘vocês convidaram o Rage Against the Machine, a banda que canta fuck you, I won’t do what you tell me’."
A reação mais extremada veio do baixista Tim Commerford. O instrumentista enrolou uma das bandeiras nas mãos e marchou para o camarim da Forbes. Tom recordou: "Timmy não gosta de coisas assim. E ele se expressa. Então, o que ele fez foi pegar uma das bandeiras americanas, rasgá-la e amarrá-la em uma bola. Você pode chamar isso de arma. E ele entrou no camarim de Steve Forbes para atacá-lo."
O magnata da comunicação não estava em seu camarim, mas sua família estava. "Então Timmy lança seu foguete de bola com a bandeira americana em tias, primas, esposas, crianças... Felizmente, o tipo de integridade sólida do artefato não era tão grande. Então, ele se despedaça sem machucar ninguém."
Porém, a situação não terminou nesse instante. Como candidato à presidência, Forbes tinha agentes do Serviço Secreto o acompanhando. Morello conta: "O corredor ficou inundado com pessoas do Serviço Secreto. Ficamos trancados em nosso camarim, enquanto eles protegiam Steve Forbes e sua família. Fomos escoltados para fora e colocados na calçada do 30 Rock (30 Rockefeller Plaza de Nova York). Você pode notar que não aparecemos nas despedidas daquele show em particular, mas eu ainda fui à festa depois. Ha ha!"
Quatro anos depois, Tim Commerford roubou a cena durante o Video Music Awards da MTV. Ao perder o prêmio de melhor clipe para o Limp Bizkit, o baixista invadiu o palco e se pendurou na estrutura, tentando fazê-la vir abaixo. Foi necessária uma mobilização dos presentes para dissuadi-lo da ideia. Conheça a história clicando aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"

Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
O maior vocalista de todos os tempos, segundo o guitarrista Tom Morello


