O dia em que baixista do Rage Against the Machine partiu para cima de bilionário em programa de TV
Por João Renato Alves
Postado em 28 de janeiro de 2025
No dia 13 de abril de 1996, o Rage Against the Machine fez sua primeira e única aparição no tradicional programa televisivo "Saturday Night Live". O apresentador da edição era o bilionário empresário Steve Forbes. A banda tocou a música "Bulls on Parade" e deveria ter executado também "Bullet in the Head".
No entanto, a performance da segunda não aconteceu. O grupo foi banido por pendurar bandeiras dos Estados Unidos invertidas em seus amplificadores. A atitude foi um protesto contra a presença do então candidato presidencial republicano como outro convidado daquela noite.
RATM - Mais Novidades
Apesar da situação, o guitarrista Tom Morello foi convidado a dar um depoimento para o documentário "Ladies & Gentlemen… 50 Years Of SNL Music". Conforme repercutido pelo NME, o músico disse, citando um trecho do clássico "Killing in the Name": "Nossa reação foi pensar: ‘vocês convidaram o Rage Against the Machine, a banda que canta fuck you, I won’t do what you tell me’."
A reação mais extremada veio do baixista Tim Commerford. O instrumentista enrolou uma das bandeiras nas mãos e marchou para o camarim da Forbes. Tom recordou: "Timmy não gosta de coisas assim. E ele se expressa. Então, o que ele fez foi pegar uma das bandeiras americanas, rasgá-la e amarrá-la em uma bola. Você pode chamar isso de arma. E ele entrou no camarim de Steve Forbes para atacá-lo."
O magnata da comunicação não estava em seu camarim, mas sua família estava. "Então Timmy lança seu foguete de bola com a bandeira americana em tias, primas, esposas, crianças... Felizmente, o tipo de integridade sólida do artefato não era tão grande. Então, ele se despedaça sem machucar ninguém."
Porém, a situação não terminou nesse instante. Como candidato à presidência, Forbes tinha agentes do Serviço Secreto o acompanhando. Morello conta: "O corredor ficou inundado com pessoas do Serviço Secreto. Ficamos trancados em nosso camarim, enquanto eles protegiam Steve Forbes e sua família. Fomos escoltados para fora e colocados na calçada do 30 Rock (30 Rockefeller Plaza de Nova York). Você pode notar que não aparecemos nas despedidas daquele show em particular, mas eu ainda fui à festa depois. Ha ha!"
Quatro anos depois, Tim Commerford roubou a cena durante o Video Music Awards da MTV. Ao perder o prêmio de melhor clipe para o Limp Bizkit, o baixista invadiu o palco e se pendurou na estrutura, tentando fazê-la vir abaixo. Foi necessária uma mobilização dos presentes para dissuadi-lo da ideia. Conheça a história clicando aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual

A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Quando Rick Rubin apontou o guitarrista que é o "Jimmy Page" dos dias de hoje


