Steve Lukather (Toto) acha que o Weezer não gosta de "Africa"
Por João Renato Alves
Postado em 19 de janeiro de 2025
Em 2018, uma campanha no Twitter mobilizou o Weezer para regravar "Africa", clássico do Toto. O sucesso foi tão grande que a banda acabou fazendo outro cover do supergrupo AOR, "Rosanna". Em retribuição, a banda setentista registrou sua versão para "Hash Pipe", dos roqueiros alternativos.
No entanto, Steve Lukather não acha que a homenagem teve algum fundo de sinceridade. Em entrevista ao New & Approved, transcrita pela revista Guitar, o guitarrista questionou se o líder do Weezer, Rivers Cuomo, realmente é um apreciador da canção ou apenas quis "surfar a onda".
"Não sei se ele realmente ama a música. Não acho que seja o caso. Acho que ele quis tirar um sarro e o tiro saiu pela culatra. Agora ele precisa tocá-la todas as noites."
Lukather ainda contou ter tentado uma aproximação, mas não ter sido bem recebido pelo Weezer. "Tentei entrar em contato com Rivers, ser amigável, mas as coisas ficaram estranhas. Não quero entrar em detalhes. Paz e amor. No fim das contas, foi bom para eles e para nós que a música tenha feito sucesso. Deus os abençoe."
A versão original de "Africa" faz parte do álbum "Toto IV", de 1982, tendo sido composta pelo tecladista/vocalista David Paich e o baterista Jeff Porcaro. Em vendas físicas, o single teve mais de 6 milhões de cópias comercializadas só nos Estados Unidos. Os streams cumulativos do Spotify entre covers e registros ao vivo da música excedem 3,3 bilhões de reproduções.
O cover do Weezer se tornou a primeira canção do grupo a alcançar o Billboard Hot 100 desde 2009. Também alcançou o topo da parada Alternative Songs, marca que não era obtida por River e companhia há exatamente uma década.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps