Morre Dinho Gonçalves, percussionista que gravou com Angra e Rita Lee
Por João Renato Alves
Postado em 16 de janeiro de 2025
Morreu no último dia 14 de janeiro o percussionista e baterista Dinho Gonçalves. Popularmente conhecido como Mestre Dinho, desenvolveu uma carreira de mais de meio século, tendo se formado no conceituado Berklee College of Music em composição, arranjos e regência.
No Brasil, gravou e excursionou com nomes como Gal Costa, Elba Ramalho, Tito Madi, Rita Lee, Sá & Guarabira, Johnny Alf e Hermeto Pascoal. No exterior, esteve ao lado de Paul Winter, Kenny Burrel, Willy Bobo, Potato Valdez, Mustapha Tettey Adi, Felipe Mukenga e Raí Lama, entre outros.
Para o público do heavy metal, sua colaboração mais conhecida foi com o Angra, tendo gravado a faixa "Unholy Wars", do álbum "Rebirth" (2001). Em seu Instagram, o guitarrista Rafael Bittencourt escreveu:
"Mestre Dinho Gonçalves foi um grande percussionista, baterista e professor com quem tive o privilégio de me aproximar enquanto trabalhávamos juntos, lecionando no Souza Lima. Tivemos o enorme prazer de contar com a participação dele e do Grupo Woyekê na música ‘Unholy Wars’, do álbum ‘Rebirth’ do Angra, onde gravaram o trecho da canção ‘Coroa Imperial’.
Por uma grande coincidência, estive pensando muito nele nas últimas semanas. Descanse em paz, Mestre Dinho Gonçalves. Você sempre será um dos gigantes da música brasileira. Foi uma grande honra conviver e aprender com você! Rest in Power!"
Dinho ainda lecionou bateria e percussão no Conservatório Souza Lima e no Centro Cultural "Ritmus", ambos na cidade de São Paulo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps