A condição que Frejat impôs para aceitar produzir disco do lendário Serginho Trombone
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de janeiro de 2025
O saudoso Serginho Trombone construiu sua carreira tocando com lendas como Gal Costa, Tim Maia, Jorge Benjor e Barão Vermelho, onde conheceu Roberto Frejat. Ao aceitar produzir o novo álbum de Serginho, ?Tromboneando?, o ex-vocalista do Barão estabeleceu uma condição fundamental: nada de bateria eletrônica. O músico detalhou a história em entrevista ao jornalista Sérgio Martins.

"Eu disse: ?Sei que você escreve tudo para todo mundo tocar, mas bateria eletrônica como no primeiro disco, não. Tem que ser baterista de verdade. Bateria eletrônica funciona em algumas músicas, mas não pode ser o tom do trabalho todo.? No final, ele concordou: ?Tudo bem, cara. Vamos fazer assim.?"
O projeto começou com um convite insistente de Frejat, que via no trombonista, aos 69 anos, o momento certo para consolidar sua história em um disco à altura. Serginho, que já havia trabalhado com gigantes, relutou inicialmente, mas a parceria foi amadurecendo.
Segundo Frejat, a troca criativa foi essencial para o resultado final. ?Quando gravamos as primeiras músicas, insisti: ?Sem bateria eletrônica, por favor. Acredita em mim.? Quando terminamos, ele percebeu que era o caminho certo. Só usamos bateria eletrônica em uma música, onde fazia sentido.?
O novo álbum reflete o amadurecimento artístico de Serginho Trombone. Frejat destacou que a obra traz a essência do músico com arranjos mais orgânicos e vibrantes. ?Esse disco é dele, totalmente. Me sinto realizado por ter ajudado a dar vida a essa obra. Não é um disco meu; é um disco que carrega a alma dele, e isso é o que importa.?
Entre as faixas, destaque para uma releitura de ?Primavera?, de Cassiano e Silvio Rochael, imortalizada por Tim Maia. Frejat a definiu como "um arranjo que será objeto de estudo para muitos músicos por anos". A colaboração envolveu nomes de peso, como Paulinho Guitarra, Jessé Sadoc e Leo Gandelman, que contribuíram para a sofisticação sonora do álbum.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Nergal, do Behemoth, assiste show do Guns N' Roses ao lado do palco
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
Ian Gillan revela inveja que Luciano Pavarotti sentia de sua liberdade artística
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
A música de Brian May que Eric Clapton achou horrível: "Me enviaram e fiquei insultado"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Andrew Freeman se manifesta sobre sua demissão do Last in Line
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Anika Nilles dedica até seis horas diárias à preparação para turnê do Rush
Como Frejat aliviou a dor de João Barone após o acidente de avião de Herbert Vianna
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"


