Como surgiu possibilidade da Legião Urbana ter Mingau no baixo, segundo Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de janeiro de 2025
A Legião Urbana viveu momentos de transição após a saída do baixista Renato "Negrete" Rocha durante a produção de "As Quatro Estações". Com a necessidade de voltar aos palcos, a banda chegou a testar Mingau, ex-baixista dos Inocentes, mas ele acabou não permanecendo no grupo. Renato Russo e Mingau detalharam esse processo em entrevistas.
Legião Urbana - Mais Novidades
Renato Russo, em entrevista à revista Bizz (junho de 1990), explicou a decisão de buscar um novo baixista: "Eu tinha de colocar minha cabeça no lugar. Eu estava bastante confuso. O disco foi difícil de fazer, teve a saída do Billy, a renegociação do contrato com a gravadora, formamos nossa própria editora. Estávamos preocupados: será que vão gostar do disco? [...] Aí eu disse: vou para Nova York e, quando voltar, arrumamos uma sala de ensaio e a gente vai testando um baixista. Foi aí que apareceu o Mingau. Ele havia tocado com o Dado em outro projeto uma vez. Mas quem tem a palavra final sobre a escolha do baixista é o baterista. Então, isso foi o combinado."
Mingau, por sua vez, contou como foi a experiência em entrevista ao Vitrola Verde. "Eu estava tocando nos Inocentes quando Rafael Borges, que era empresário, chegou e disse: ‘Pô, o Negrete, saiu? Você não quer tocar tal coisa? Vamos embora, né, trabalhar. Vamos embora.’ Então, fui para o Rio e fiquei lá uns três ou quatro meses, ensaiando com o Renato. Ele estava viajando, estava nos EUA. Aí, eu fiquei com o Dado, a gente tocando e passando as músicas. Depois, surgiu um jams lá e, acabou que eu falei: ‘Meu, vou para São Paulo, vocês decidem aí.’ Então ficou assim e eles contrataram outro baixista."
Apesar dos ensaios com Mingau, a Legião Urbana optou por não incorporá-lo à formação oficial. A banda seguiu seu curso, enfrentando desafios como pressões econômicas e a necessidade de se apresentar ao público após dois anos longe dos palcos. Como disse Renato: "A garotada quer ver. A gente não pode virar uma banda de estúdio – no Brasil não tem muito cabimento."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto

Conheça todos os 11 músicos que já tocaram na Legião Urbana além de Russo, Bonfá e Dado

Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


