A música em que Roger Waters critica Sylvester Stallone
Por João Renato Alves
Postado em 28 de fevereiro de 2025
Presente no álbum "Radio K.A.O.S." (1987), a música "The Tide is Turning (After Live Aid)" é uma crítica à ideia de veiculação da guerra na mídia para fins de entretenimento. Ao mesmo tempo, ela transmite uma nota de otimismo de que talvez a maré esteja mudando, dando um vislumbre de esperança ao ouvinte. Justamente por este enfoque, ela foi usada por Roger Waters no encerramento do espetáculo "The Wall – Live in Berlin", três anos mais tarde.
Roger Waters - Mais Novidades
O que alguns fãs não sabem é que a canção deveria ter um verso extra. Ele foi removido devido a seu criador ter ficado preocupado com possíveis ações judiciais da figura mencionada. Era ninguém menos que o ator Sylvester Stallone. Waters não apreciava como os filmes do astro glorificavam a violência, além do excesso de patriotismo e a vilanização de quem estava do outro lado da Guerra Fria.
Roger chegou a cantar a parte suprimida em alguns shows. Ela dizia: "Agora o passado acabou, mas você não está sozinho, juntos lutaremos contra Sylvester Stallone, não seremos arrastados para o seu Mar da China Meridional de besteiras machistas e mediocridade".
Vale destacar que, em outro momento da música, Waters também se referiu a Stallone quando cantou "A maré está mudando, Sylvester". "The Tide is Turning" foi a música de encerramento do tracklist. Ela foi adicionada quando a gravadora disse que o álbum era muito depressivo.
Segundo trabalho solo de Roger Waters, "Radio K.A.O.S." foi o primeiro após a conclusão do processo de separação do Pink Floyd. O conceito é baseado na história de Billy, um menino incapaz física e mentalmente que recebe ondas de rádio no cérebro. As letras transmitem visões críticas sobre o governo de Margaret Thatcher, a Guerra Fria, a cultura popular da época e os efeitos do monetarismo sobre a civilização.
As gravações ocorreram no The Billiard Room, estúdio do músico em Londres. O disco teve como melhor resultado o 25º lugar na parada britânica. Hoje em dia, Roger expressa abertamente seu descontentamento com o resultado final, embora goste do conceito proposto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar

O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
O hit de 1969 que Robert Plant e Roger Waters concordam ser o mais poético de todos
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela
"Eu estava na casa dos 30 anos quando Roger saiu do nosso pequeno grupo pop", diz Gilmour


