O motivo pelo qual ouvir os Beatles fazia Jimi Hendrix se sentir "constrangido"
Por André Garcia
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Os Beatles deram uma guinada das canções pop que marcaram seus primeiros anos e álbuns para algo mais maduro e sofisticado — em muito por influência de Bob Dylan. Dessa forma, com o "Rubber Soul" (1965) e o "Revolver" (1966) eles influenciaram a guinada psicodélica dada pelo Beach Boys com "Pet Sounds".
Ainda de quebra eles abriram caminho para o surgimento dos pioneiros do rock psicodélico, como The Doors, Jefferson Airplane, Cream, Pink Floyd, Jimi Hendrix Experience, Velvet Underground…
Beatles - Mais Novidades
Jimi Hendrix no segundo semestre de 1966 deixou os Estados Unidos como anônimo, e virou um astro na Inglaterra quase que da noite para o dia.
Em entrevista de janeiro de 1967 para Steve Barker ele falou sobre a fase psicodélica dos Beatles — que na época estava entre o "Revolver" (1966) e o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967):
"Eu acho bom. Eles são uma banda que não dá para parar de ouvir, porque eles são demais! E é tão constrangedor, ver que, enquanto [a Inglaterra tem os Beatles] os Estados Unidos estão empurrando o The Monkees."
Caso você não saiba, The Monkees foi a tentativa dos Estados Unidos de ter seu próprio Beatles — mas de maneira tão forçada que foi considerada a primeira boy band da história. Foi uma banda fabricada para um programa de TV, mas que acabou virando uma banda de verdade, fazendo shows e gravando álbuns. A música mais famosa deles é aquela do Shrek:
"Meu Deus, isso me mata!", prosseguiu Hendrix. "Fico muito constrangido com o fato de os Estados Unidos serem tão estúpidos a ponto de fabricar um troço daquele [o The Monkees]. Poderiam pelo menos ter feito aquela [promoção toda] com alguma banda que tivesse algo a oferecer. Tem nos Estados Unidos banda morrendo de fome tentando fazer sucesso, aí então vai e surge aquelas fadas [do The Monkees]."
Ainda sobre a comparação entre a cena roqueira da Inglaterra e a dos Estados Unidos Hendrix acrescentou:
"Bem, nunca tive a chance de ser parte da cena de lá [dos Estados Unidos], mas pelo que vi [a cena da Inglaterra] é muito boa. Eu achava que seria um monte de gente que tocava, só que sem sentimento, mas fiquei surpreso. Principalmente quando ouvi Eric Clapton, cara. Foi bizarro! [Enquanto ele tocava] eu ficava pensando: 'Meu Deus!'E toda vez que nos encontramos só falamos disso: fazer música. Eu gostava do Spencer Davis [Group], mas ouvi dizer que Stevie [Winwood] saiu; se não me engano foi oficializado há uns dois dias."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Scott Ian odiou a produção de "Hell Awaits", clássico do Slayer
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A música que Mark Knopfler gravou em uma guitarra barata e diz ter feito "tudo errado"
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
João Nogueira, do Mastodon crava veredicto sobre a discografia inteira do Sepultura
A banda que fez James Hetfield lembrar do vocalista que o Metallica tentou contratar
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock


A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
A música dos Beatles que Stevie Nicks considera perfeita e quase uma premonição
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
A música solo de Paul McCartney que ele próprio odeia: "Não consigo nem ouvir!"
A música dos anos 90 que parece ter "pegado emprestado" um clássico dos Beatles
Os dois gigantes que ajudaram George Harrison a decolar depois dos Beatles
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
O álbum de ex-beatle que John Lennon não gostou e reagiu com forte deboche
A canção em que os Beatles sofreram para fazer os vocais, e sem Ringo não teriam conseguido
A resposta de Paul McCartney a Pedro Bial sobre por que Beatles nunca vieram ao Brasil


