O motivo pelo qual ouvir os Beatles fazia Jimi Hendrix se sentir "constrangido"
Por André Garcia
Postado em 26 de fevereiro de 2025
Os Beatles deram uma guinada das canções pop que marcaram seus primeiros anos e álbuns para algo mais maduro e sofisticado — em muito por influência de Bob Dylan. Dessa forma, com o "Rubber Soul" (1965) e o "Revolver" (1966) eles influenciaram a guinada psicodélica dada pelo Beach Boys com "Pet Sounds".
Ainda de quebra eles abriram caminho para o surgimento dos pioneiros do rock psicodélico, como The Doors, Jefferson Airplane, Cream, Pink Floyd, Jimi Hendrix Experience, Velvet Underground…
Beatles - Mais Novidades
Jimi Hendrix no segundo semestre de 1966 deixou os Estados Unidos como anônimo, e virou um astro na Inglaterra quase que da noite para o dia.
Em entrevista de janeiro de 1967 para Steve Barker ele falou sobre a fase psicodélica dos Beatles — que na época estava entre o "Revolver" (1966) e o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967):
"Eu acho bom. Eles são uma banda que não dá para parar de ouvir, porque eles são demais! E é tão constrangedor, ver que, enquanto [a Inglaterra tem os Beatles] os Estados Unidos estão empurrando o The Monkees."
Caso você não saiba, The Monkees foi a tentativa dos Estados Unidos de ter seu próprio Beatles — mas de maneira tão forçada que foi considerada a primeira boy band da história. Foi uma banda fabricada para um programa de TV, mas que acabou virando uma banda de verdade, fazendo shows e gravando álbuns. A música mais famosa deles é aquela do Shrek:
"Meu Deus, isso me mata!", prosseguiu Hendrix. "Fico muito constrangido com o fato de os Estados Unidos serem tão estúpidos a ponto de fabricar um troço daquele [o The Monkees]. Poderiam pelo menos ter feito aquela [promoção toda] com alguma banda que tivesse algo a oferecer. Tem nos Estados Unidos banda morrendo de fome tentando fazer sucesso, aí então vai e surge aquelas fadas [do The Monkees]."
Ainda sobre a comparação entre a cena roqueira da Inglaterra e a dos Estados Unidos Hendrix acrescentou:
"Bem, nunca tive a chance de ser parte da cena de lá [dos Estados Unidos], mas pelo que vi [a cena da Inglaterra] é muito boa. Eu achava que seria um monte de gente que tocava, só que sem sentimento, mas fiquei surpreso. Principalmente quando ouvi Eric Clapton, cara. Foi bizarro! [Enquanto ele tocava] eu ficava pensando: 'Meu Deus!'E toda vez que nos encontramos só falamos disso: fazer música. Eu gostava do Spencer Davis [Group], mas ouvi dizer que Stevie [Winwood] saiu; se não me engano foi oficializado há uns dois dias."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth


O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O artista que The Edge colocou ao lado dos Beatles; "mudou o rumo da música"
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
Ringo Starr, dos Beatles, revela as últimas palavras que ouviu de George Harrison
Produtor dos Simpsons revela qual seria a participação "dos sonhos" que nunca vai acontecer


