O maior guitarrista de todos os tempos, segundo o icônico Johnny Marr
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de fevereiro de 2025
O ex-guitarrista do The Smiths, Johnny Marr, revelou em entrevista ao podcast The Line-Up (via Ultimate guitar) que considera John McLaughlin o maior guitarrista da história. Apesar da admiração, Marr afirmou que teve a oportunidade de conhecê-lo, mas optou por não fazê-lo. A entrevista é de 2022.
Smiths - Mais Novidades

"Me ofereceram a chance de conhecer John McLaughlin há alguns meses, mas eu escolhi não aceitar", disse o músico. "Ele é o maior guitarrista que já existiu. Não é do gosto de todo mundo por causa da escolha musical, já que vem do jazz e da fusão, mas o álbum ‘My Goal’s Beyond’ é uma obra-prima, assim como os primeiros trabalhos do Mahavishnu Orchestra."
Além de destacar sua influência, Marr reforçou que busca manter sua abordagem na guitarra sempre moderna. Para ele, é fácil se prender às glórias do rock clássico e perder a inovação. "Sinto quase como um dever manter a guitarra o mais moderna possível dentro do contexto atual", explicou. "É fácil desligar e se tornar reverente demais ao passado, porque a música de guitarra se firmou nos anos 60 e 70."

Ele citou canções como "I Can See for Miles", do The Who, e os trabalhos de Jimi Hendrix como referências, mas destacou que procura evitar uma visão nostálgica. Marr também mencionou a influência do glam rock, especialmente da banda Sparks e sua música "This Town Ain’t Big Enough for the Both of Us". "Quero manter essa sensação de modernidade", afirmou. "É muito fácil cair nos mesmos clichês da guitarra."
Quem é John McLaughlin?
John McLaughlin é um dos guitarristas mais inovadores do jazz e da fusão musical. Sua trajetória inclui colaborações com Miles Davis nos álbuns "Bitches Brew" e "In a Silent Way", que ajudaram a definir o jazz fusion. Em 1971, fundou a Mahavishnu Orchestra, grupo que mesclava rock, jazz e influências indianas, elevando a complexidade técnica e rítmica do gênero. Além da Mahavishnu Orchestra, McLaughlin se destacou com o grupo acústico Shakti, explorando sonoridades da música indiana. Sua carreira inclui parcerias com grandes nomes como Carlos Santana, Paco de Lucía e Al Di Meola, resultando em álbuns icônicos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps