O clássico absoluto do Metal que deveria ser álbum duplo, mas foi dividido em duas partes
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de fevereiro de 2025
Fundado no início dos anos 1980, em Hamburgo (Alemanha), o Helloween é considerado pioneiro do Power Metal, estilo caracterizado por composições rápidas, pesadas, e acima de tudo, melódicas. A discografia do grupo germânico apresenta grandes trabalhos, e o grande destaque fica por conta de "Keeper of the Seven Keys".
Helloween - Mais Novidades

Pois bem, "Keeper of the Seven Keys" tem duas partes, lançadas, respectivamente, em 1987 e 1988. No entanto, o plano inicial do Helloween era lançar o trabalho como um álbum duplo. O guitarrista/vocalista Kai Hansen contou a história à Metal Hammer.
"Queríamos fazer um disco duplo. Sério, tínhamos as músicas e o conceito prontos. Nenhuma banda moderna de metal havia feito um disco duplo de estúdio antes, e queríamos desesperadamente ser os primeiros. Mas nossa gravadora, a Noise, era totalmente contra. Lutamos muito contra eles e tentamos convencer a todos de que era uma ótima ideia. Mas, no final, perdemos. Foi uma pena, pois senti que o projeto perdeu algo."

Por fim, o Helloween e a Noise entraram em acordo, e "Keeper of the Seven Keys" saiu de forma separada. Hansen explicou como funcionou a divisão.
"Então, foi sugerido que o primeiro álbum apresentasse principalmente minhas músicas e que as músicas de Michael [Weikath, guitarrista] dominassem o segundo. O motivo foi que meu estilo era mais parecido com a abordagem clássica do Helloween - muito enraizado em nosso passado - enquanto Michael tinha uma abordagem um pouco mais cômica em suas músicas. Acho que isso indicava para onde a banda estava indo."
Na mesma entrevista, Hansen (um dos membros originais do Helloween) comentou o conceito de "Keeper of the Seven Keys". O icônico músico explicou:
"Estávamos ansiosos para que as pessoas percebessem que havia um elemento conceitual nos álbuns. Não foi como se tivéssemos criado uma história primeiro e depois tentado encaixar todas as músicas. Simplesmente percebemos que algumas das músicas que Michael e eu havíamos escrito separadamente - especificamente ‘Keeper of the Seven Keys’ e ‘Halloween’ - tinham um tema recorrente. Era sobre o bem e o mal, o céu e o inferno, Deus e o demônio, todos lutando entre si. As Sete Chaves [Seven Keys] eram a maneira pela qual você poderia prender o mal no mundo."

"Keeper of the Seven Keys" traz alguns dos grandes clássicos do Helloween. É o caso de "I Want Out", que mostra como Hansen estava insatisfeito com a banda na época. Leia mais aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps