Schmier (Destruction) acha que Lars Ulrich tinha razão em briga com o Napster
Por João Renato Alves
Postado em 17 de fevereiro de 2025
Marcel "Schmier" Schirmer, baixista e vocalista do Destruction, concedeu entrevista ao podcast Brutally Delicious. Nela, falou sobre a situação atual do mercado da música, especialmente a questão da remuneração dos artistas na era dos streamings. Ele disse, conforme transcrição do Blabbermouth:
Destruction - Mais Novidades
"É um mundo novo. Alguns anos atrás, todo mundo estava tipo, 'Oh, streaming é ruim.' Agora todo mundo está fazendo streaming. Lars (Ulrich, baterista do Metallica) foi massacrado na disputa com o Napster por algo que era realmente uma boa ideia. Ele falhou em envolver o governo para controlar essa besteira. E agora estamos todos sofrendo com isso."
A briga do Metallica com o Napster teve início em 1999. Quando Shawn Fanning e Sean Parker iniciaram o programa, o software permitia que os usuários compartilhassem arquivos de áudio digitalmente em seus computadores, se tornando um repositório para downloads gratuitos.
A novidade acabou explodindo em popularidade muito rápido e, como era uma tecnologia nova, as regras que a governavam eram basicamente inexistentes. Assim, os artistas não tinham qualquer proteção sobre suas obras.
O Napster atraiu a ira do Metallica quando uma versão demo pirateada de "I Disappear" foi disponibilizada online antes mesmo da definitiva chegar ao mercado. A banda entrou com uma ação judicial em 13 de abril de 2000 acusando o programa de extorsão e violação de direitos autorais. Pediu US$ 100 mil para cada música baixada ilegalmente, o que resultou em cerca de US$ 10 milhões em danos. Também queria banir todos os usuários que baixaram a faixa ilegalmente.
O Metallica venceu. O Napster foi forçado a banir mais de 300 mil usuários e a pagar o indenização. O processo levou outros artistas, como Dr. Dre, a seguirem o exemplo. O Napster faliu e depois saiu do mercado completamente.
Schmier prosseguiu: "No final das contas, não sou contra o streaming. Sou apenas contra o pagamento insuficiente do streaming. Esses CEOs e essas empresas ganham muito dinheiro e o artista ganha apenas centavos. Muitos não ganham nada, porque ele não paga até uma certa quantia. E se você vir, você só ganha, tipo, 0,002 — dois zeros depois da vírgula — centavos por música, há muitas bandas que não ganham esses mil dólares no período que você precisa para obter sua contabilidade... Digamos que há cem mil bandas que não chegam a mil. O programa fica com cem vezes mil euros para si mesmo. Esse não é um modelo justo de distribuição de música."
Questionado se acha que a situação atual desencorajará músicos mais jovens a criar, o alemão respondeu: "Acho que o problema é que bandas jovens não podem mais gravar e distribuir suas músicas. Isso significa que em algum momento, teremos música de I.A. e não mais bandas jovens, porque é mais fácil. E esse é um beco sem saída terrível. Então, precisamos apoiar música de verdade, precisamos apoiar arte de verdade e, portanto, é importante ir a shows, comprar produtos e apoiar as bandas.
Não há nada de mal em ouvir Spotify — é uma ferramenta nova. Temos que usá-lo. Às vezes, as pessoas dizem: 'Sim, vá para o Bandcamp. É mais bem pago', o que é verdade. Mas nem todo mundo está usando o Bandcamp. A caixa de Pandora está aberta. Só precisamos ver como lidamos melhor com isso."
O Destruction lança seu novo álbum de estúdio no próximo dia 7 de março. "Birth of Malice" é o 16º trabalho de inéditas da carreira do grupo. Além de Schmier, a formação conta atualmente com o baterista Randy Black (ex-Annihilator e Primal Fear) e os guitarristas Damir Eskic e Martin Furia – este último substituindo Mike Sifringer, que até 2021 era o único a ter feito parte de todos os lineups.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
Alter Bridge, um novo recomeço
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Thrash metal: 10 grandes álbuns do estilo lançados em 1987


