As músicas dos Stones que para Mick Jagger deveriam ter sido cantadas por Keith Richards
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Mick Jagger sempre demonstrou apreço pela música country, mas nunca se viu como um cantor do gênero. Em algumas gravações dos Rolling Stones, ele fez questão de interpretar as canções com um toque irônico, algo que ele mesmo admitiu em entrevista de 1995. "Eu amo música country, mas acho muito difícil levá-la a sério. Também penso que grande parte do country é cantado com um certo tom de brincadeira, então faço do mesmo jeito. A harmonia é muito diferente do blues, não dobra notas da mesma forma. Então, de certa maneira, acho que é algo bem inglês, apesar de ter sido muito americanizado", explicou.
Rolling Stones - Mais Novidades
Essa abordagem descontraída fica evidente em "Dead Flowers", faixa do álbum "Sticky Fingers" (1971). A música tem uma sonoridade country bastante tradicional, mas a letra traz um tom de desdém. Jagger canta para uma garota chamada Susie, ironizando sua pretensa gentileza ao enviar-lhe flores mortas, enquanto ele mesmo promete colocar rosas sobre seu túmulo. Além da temática sarcástica, a canção contém uma referência explícita ao uso de heroína no verso "I'll be in my basement room with a needle and a spoon" (Estarei no meu quarto no porão com uma agulha e uma colher).
Anos depois, Jagger reconheceu que seu estilo vocal não era o mais adequado para músicas como essa, conforme aponta a Songfacts. "As canções 'country' que gravamos depois, como 'Dead Flowers' em 'Sticky Fingers' ou 'Far Away Eyes' em 'Some Girls' são um pouco diferentes das nossas anteriores", comentou em 2003. "A música em si é tocada de maneira totalmente séria, mas sou eu quem não está levando aquilo totalmente a sério, porque acho que sou um cantor de blues, não de country. Acho que essas músicas combinam mais com a voz do Keith do que com a minha."
Keith Richards, por outro lado, sempre teve uma relação mais natural com o country, tanto em seu estilo de tocar quanto em seu timbre rouco e arrastado. Suas interpretações de faixas como "You Got the Silver" (do "Let It Bleed" de 1969) e "Before They Make Me Run" (do "Some Girls" de 1978) são exemplos de como sua voz se encaixa melhor no gênero. Talvez por isso, Jagger tenha reconhecido que algumas das músicas que cantou poderiam ter sido melhor aproveitadas se estivessem na voz de seu eterno parceiro de banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps