As músicas dos Stones que para Mick Jagger deveriam ter sido cantadas por Keith Richards
Por Bruce William
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Mick Jagger sempre demonstrou apreço pela música country, mas nunca se viu como um cantor do gênero. Em algumas gravações dos Rolling Stones, ele fez questão de interpretar as canções com um toque irônico, algo que ele mesmo admitiu em entrevista de 1995. "Eu amo música country, mas acho muito difícil levá-la a sério. Também penso que grande parte do country é cantado com um certo tom de brincadeira, então faço do mesmo jeito. A harmonia é muito diferente do blues, não dobra notas da mesma forma. Então, de certa maneira, acho que é algo bem inglês, apesar de ter sido muito americanizado", explicou.
Rolling Stones - Mais Novidades

Essa abordagem descontraída fica evidente em "Dead Flowers", faixa do álbum "Sticky Fingers" (1971). A música tem uma sonoridade country bastante tradicional, mas a letra traz um tom de desdém. Jagger canta para uma garota chamada Susie, ironizando sua pretensa gentileza ao enviar-lhe flores mortas, enquanto ele mesmo promete colocar rosas sobre seu túmulo. Além da temática sarcástica, a canção contém uma referência explícita ao uso de heroína no verso "I'll be in my basement room with a needle and a spoon" (Estarei no meu quarto no porão com uma agulha e uma colher).
Anos depois, Jagger reconheceu que seu estilo vocal não era o mais adequado para músicas como essa, conforme aponta a Songfacts. "As canções 'country' que gravamos depois, como 'Dead Flowers' em 'Sticky Fingers' ou 'Far Away Eyes' em 'Some Girls' são um pouco diferentes das nossas anteriores", comentou em 2003. "A música em si é tocada de maneira totalmente séria, mas sou eu quem não está levando aquilo totalmente a sério, porque acho que sou um cantor de blues, não de country. Acho que essas músicas combinam mais com a voz do Keith do que com a minha."
Keith Richards, por outro lado, sempre teve uma relação mais natural com o country, tanto em seu estilo de tocar quanto em seu timbre rouco e arrastado. Suas interpretações de faixas como "You Got the Silver" (do "Let It Bleed" de 1969) e "Before They Make Me Run" (do "Some Girls" de 1978) são exemplos de como sua voz se encaixa melhor no gênero. Talvez por isso, Jagger tenha reconhecido que algumas das músicas que cantou poderiam ter sido melhor aproveitadas se estivessem na voz de seu eterno parceiro de banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Iron Maiden não iria ao Hall of Fame mesmo se estivesse disponível, diz Steve Harris
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta

A banda que Keith Richards acha que Paul McCartney sente falta de ter
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A banda clássica que Keith Richards chamou de "bando de pulgas"
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O conselho inesperado que Mick Jagger do Rolling Stones deu para Joe Satriani
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo a Classic Rock
Após hesitar, Keith Richards escolhe seu álbum favorito dos Rolling Stones


