O disco dos Titãs que tem mega hit, mas deixou Nando Reis frustrado
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, a música "É Preciso Saber Viver" foi regravada pelos Titãs. A bela releitura, que se tornou um dos grandes hits do icônico grupo brasileiro, é uma das faixas do álbum "Volume Dois".
Lançado em 1998, "Volume Dois" não é o segundo disco de estúdio dos Titãs, mas sim o nono. Em vídeo publicado no seu canal do Youtube, Nando Reis, ex-baixista/vocalista da banda, explicou a origem do título:
Titãs - Mais Novidades
"‘Volume Dois’ tem esse nome com uma certa dose de ironia né,porque ele não é exatamente um acústico volume 2. Ele dá sequência, tem uma parte de regravações e uma parte de uma parte música inédita. E evidentemente, o sucesso que o ‘Acústico’, fez e nosso entusiasmo e satisfação pelo resultado das nossas versões nos levou a querer estender um pouco mais."
O álbum que é tema desta nota foi gravado no estúdio Nas Nuvens (localizado no Rio de Janeiro), onde os Titãs gravaram alguns de seus discos mais emblemáticos. Inicialmente, Nando Reis ficou feliz com a ideia, porém, no fim das contas, o processo de gravação o deixou frustrado.
"Quando surgiu a ideia de fazer no estúdio Nas Nuvens eu vibrei, porque a gente não gravava um disco no Nas Nuvens desde ‘Õ Blésq Blom’ (...), e a gravação dos discos ‘Cabeça ‘Dinossauro’, ‘Jesus [Não tem Dentes no País dos Banguelas]’ e ‘Õ Blésq Blom’ (...) foram momentos fantásticos da minha vida. Eu tinha muita vontade, eu sempre disse que fui um dos articuladores e defensores da volta ao nosso trabalho com Liminha [produtor]. E aqui se comprovou que muitos dos meus amigos, que não tinham tanta certeza de que seria uma boa ideia, estavam mais próximos da realidade do que eu.
Esse disco, ele me frustrou. Mais do que o seu resultado, que eu acho tem coisas interessantes (...). A gravação foi muito difícil e deixou um sabor amargo (...), e que prejudica a minha relação com o disco. E essa dificuldade se deu por contraste, né? Por frustrar uma expectativa enorme que eu tinha de reviver o momento de felicidade e de glória das nossas gravações no Nas Nuvens. Mas ao longo do tempo da gravação isso foi se esvaindo, se transformando num pesadelo. Esse disco levou quatro meses para ser gravado. Isso é insano, não apenas pela quantidade de tempo, mas pela forma como esse tempo foi usado."
Por fim, Nando afirmou que "Volume Dois" tem bons arranjos. Porém, ele reconhece que o álbum poderia ser melhor do que é.
"Não quero desapontar os fãs e nem ficar numa posição de quem tá falando mal da minha banda. Eu amo os Titãs, tudo que eu fiz nos Titãs. Tanto o mérito quanto o demérito do disco, eu sou responsável, então, não tem essa. Eu posso falar.
Mas agora que eu comecei a escrever, me veio toda essa coisa, porque é uma frustração. Tem belos arranjos né? ‘É Preciso Saber Viver’ foi um sucesso tão estrondoso que está no repertório até hoje, né? A interpretação do Paulo [Miklos, vocalista] é magnífica, mas é um disco que poderia ter sido muito melhor."
O vídeo completo pode ser visto a seguir. Aperte o play e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
AC/DC anuncia terceiro show em São Paulo; ingressos estão à venda
AC/DC anuncia show extra em São Paulo para o dia 28 de fevereiro; ingressos estão à venda
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida


A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
A profecia da lendária sambista Clementina de Jesus sobre os Titãs
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
O dia que Titãs foram assaltados em São Paulo e Branco Mello ficou do lado dos ladrões


