O grande álbum ao vivo do Metallica que muitos certamente não ouviram
Por Bruce William
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Durante um dos momentos mais inusitados da carreira do Metallica, a banda trocou os grandes estádios por um pequeno clube subterrâneo em Nashville. No dia 12 de junho de 2008, James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo se apresentaram para um público de apenas 175 pessoas no The Basement, localizado sob a loja de discos Grimey's New And Preloved Music. Sem efeitos pirotécnicos, sem uma produção grandiosa, apenas o Metallica em sua forma mais crua.
O show aconteceu em meio a um esforço da banda para se reconectar com os fãs após a polêmica com o Napster e a recepção dividida do álbum "St. Anger" (2003). Segundo Mike Grimes, dono da loja e do clube, a ideia surgiu no festival South by Southwest, meses antes. "[O Metallica] queria consertar algumas pontes com os fãs, escritores e a mídia. Toda a questão do Napster deixou um gosto amargo para algumas pessoas", revelou Grimes em entrevista reproduzida pelo jornalista Joe Daly na Metal Hammer.
O segredo em torno da apresentação foi mantido por três meses, algo impressionante considerando o status do Metallica e o fato de Nashville ser um centro musical onde informações circulam rapidamente. Para despistar os curiosos, uma rádio local anunciou que a atração da noite seria uma banda tributo chamada Phantom Lord. Mas os caminhões e ônibus de turnê estacionados na frente do clube indicavam que algo maior estava por vir.
Naquele espaço apertado, a banda entregou uma performance explosiva, abrindo com "No Remorse" e passando por faixas como "Master of Puppets", "Fuel" e "Harvester of Sorrow". O setlist ainda teve trechos de músicas menos usuais, como "Slither" e "2 X 4", além da cover de "Satan's Fall", do Mercyful Fate. James Hetfield interagiu com o público entre as músicas, dizendo: "Apreciamos vocês virem aqui e ajudarem a gente a suar. O clima aqui está incrível."
O registro do show só foi lançado dois anos depois, em 26 de novembro de 2010, exclusivamente para o Record Store Day Black Friday, sem disponibilização em serviços de streaming. "Praticamente todas as minhas inspirações musicais e raízes podem ser rastreadas até as lojas de discos independentes", disse Lars Ulrich na ocasião. "Então, quando nos pediram para lançar a performance de Grimey's, foi o que chamamos de uma decisão óbvia."
O resultado foi Live At Grimey's, um álbum que captura o Metallica em um momento único e visceral. Como Grimes resumiu: "Você não poderia colocar uma banda maior em um espaço menor". Para aqueles que buscam um Metallica sem filtros, essa gravação é um verdadeiro achado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps