Yohan Kisser explica porque não segue o caminho do Metal que nem o pai, Andreas Kisser
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2025
Yohan Kisser esteve no podcast Sem Ensaio, apresentado pelo jornalista Luiz Cesar Pimentel e Rodrigo Lima, do Dead Fish. Durante a conversa, ele explicou porque não seguiu o mesmo caminho do pai, Andreas Kisser, no heavy metal.

Para Yohan, buscar uma identidade própria na música sempre foi algo natural. Ele reconhece o impacto do pai e sua trajetória no metal, mas sentiu a necessidade de trilhar um caminho diferente: "Meu pai é meu herói, ele é um guerreiro, dentro e fora do palco. O que ele fez com uma música que não é mainstream no Brasil, o metal, ter três filhos, sustentar os três filhos, é um orgulho gigantesco." Apesar dessa admiração, ele percebeu que seguir a mesma trajetória poderia significar viver sob constante comparação.
Ele relembrou sua passagem por projetos de metal, como o Kisser Clan e o Sioux 66, banda de hard rock na qual entrou em 2018 e da qual está se desligando. "Sempre toquei metal, mas é mais hard rock, já foge um pouco da palhetada alternada e tudo o mais." Apesar da experiência, ele percebeu que o estilo não vinha de forma natural. "Eu acho que também eu não conseguiria... Não nasce em mim musicalmente uma coisa tipo 'Pô, vou fazer um riff, vou escrever o riff mais sangrento e sujo' que nem eu vejo amigos meus do metal."
Seu interesse musical sempre foi mais amplo. Ele cita Stevie Wonder e os Mutantes como referências e destaca sua vontade de experimentar novas abordagens. "Essas coisas borbulham dentro de mim, de falar, 'Pô, eu fazer essa ponte aqui, eu vou fazer esse lado B, eu vou fazer essa melodia.' Então é uma mistura de natural com uma coisa meio que de fugir." Mesmo tendo participado de bandas de metal, sua busca por um som mais aberto acabou pesando na decisão de seguir outros caminhos.
A influência de seu pai sempre esteve presente, mas também trouxe um desafio. Ele relatou como era tocar metal sabendo que o nome Andreas Kisser sempre estaria associado. "Eu fiz alguns shows com o Antrvm, tocando palhetada alternada, e estava um monte de roadies, um monte de amigos do meu pai, um monte de gente. E os olhares são muito... você não consegue tocar puramente ali. As pessoas já estão tipo, 'Seu pai fez história, eu estava lá no Aramaçan em 89'."
No fim das contas, Yohan percebeu que sua relação com a música ia além do metal. "Talvez esteja no meu sangue, mas não está na minha alma querer batalhar por mais um capítulo do metal." Para ele, a arte, a composição e os arranjos são o que realmente importam. "Não é que eu quero entrar em mais um lugar, tipo, 'Ah, tem um espacinho para mim?' Não. É uma coisa de dentro mesmo, eu sou apaixonado por música." Ao invés de seguir um caminho esperado, ele prefere deixar a música guiá-lo. "Não é 'Ah, vou seguir o metal.' Na verdade, é de dentro que vem 'Cara, você tem que falar isso aqui'." Se a decisão surpreende alguns, para ele, faz total sentido.
O vídeo com a íntegra da participação de Yohan Kisser no podcast "Sem Ensaio" pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Nikki Sixx (Mötley Crüe) não gosta de ver artistas de 65 anos agindo como se tivessem 25
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound

Yohan Kisser explica porque não segue o caminho do Metal que nem o pai, Andreas Kisser
Bruno Sutter diz a Bento Mello e Yohan Kisser, filhos de famosos, como lidar com haters


