O lendário baixista de thrash metal que confessou que "copiava as linhas de baixo do U2"
Por André Garcia
Postado em 02 de fevereiro de 2025
Um erro de julgamento comum que os fãs de rock cometem é achar que músicos de um subgênero se limitam a ouvir o que tocam.
Prova disso é que uma das bandas que Kurt Cobain mais curtia e admirava era o R.E.M. — banda que ele confessou que gostaria que o Nirvana fosse.
Similarmente David Ellefson, que escreveu seu nome na história do metal como baixista do Megadeth por décadas, era mais influenciado pelo U2 do que por muita banda pauleira.
Conforme publicado pela Ultimate-Guitar, em entrevista de junho de 2024 para o X5 Podcast Ellefson revelou:
"Eu adoro o U2, sou fã. Na verdade, copio muita linha de baixo do Adam Clayton. Adoro tocar em uma corda só, tipo punk rock. Em vez de [tocar fá sustenido] na segunda casa, você pega e toca lá na 12ª casa, porque assim soa mais Sid Vicious."
Não é apenas o baixista Adam Clayton que ele admira, mas também o igualmente adorado e desprezado vocalista Bono:
"Bono um rockstar do c*ralho! Porque metade das pessoas amam ele e metade das pessoas odeiam — o que provavelmente é quase obrigatório [para ser um verdadeiro rockstar]. Sabe, música boa é muito polarizadora. Para mim os caras do U2 são simplesmente astros do rock internacional."
David Ellefson conheceu o U2 não nos tempos de suas origens post punk, na fase de hits stadium rock como "Sunday Bloody Sunday" e "New Year Day" ou na lendária apresentação deles no Live Aid. O ex-baixista do Megadeth só foi descobrir Bono e companhia tardiamente, em sua fase mais radiofônica:
"Cara, a primeira vez que vi eles foi no 'Joshua Tree' [de 1987] que é meu disco [favorito] do U2. Eu adoro ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps