O lendário baixista de thrash metal que confessou que "copiava as linhas de baixo do U2"
Por André Garcia
Postado em 02 de fevereiro de 2025
Um erro de julgamento comum que os fãs de rock cometem é achar que músicos de um subgênero se limitam a ouvir o que tocam.
Prova disso é que uma das bandas que Kurt Cobain mais curtia e admirava era o R.E.M. — banda que ele confessou que gostaria que o Nirvana fosse.
Similarmente David Ellefson, que escreveu seu nome na história do metal como baixista do Megadeth por décadas, era mais influenciado pelo U2 do que por muita banda pauleira.
Conforme publicado pela Ultimate-Guitar, em entrevista de junho de 2024 para o X5 Podcast Ellefson revelou:
"Eu adoro o U2, sou fã. Na verdade, copio muita linha de baixo do Adam Clayton. Adoro tocar em uma corda só, tipo punk rock. Em vez de [tocar fá sustenido] na segunda casa, você pega e toca lá na 12ª casa, porque assim soa mais Sid Vicious."

Não é apenas o baixista Adam Clayton que ele admira, mas também o igualmente adorado e desprezado vocalista Bono:
"Bono um rockstar do c*ralho! Porque metade das pessoas amam ele e metade das pessoas odeiam — o que provavelmente é quase obrigatório [para ser um verdadeiro rockstar]. Sabe, música boa é muito polarizadora. Para mim os caras do U2 são simplesmente astros do rock internacional."
David Ellefson conheceu o U2 não nos tempos de suas origens post punk, na fase de hits stadium rock como "Sunday Bloody Sunday" e "New Year Day" ou na lendária apresentação deles no Live Aid. O ex-baixista do Megadeth só foi descobrir Bono e companhia tardiamente, em sua fase mais radiofônica:
"Cara, a primeira vez que vi eles foi no 'Joshua Tree' [de 1987] que é meu disco [favorito] do U2. Eu adoro ele."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista


O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes


