Segundo ex-baterista, Scorpions perdeu o rumo após lançamento de "Wind of Change"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de março de 2025
Com seis décadas de história, a influente banda alemã Scorpions é responsável por músicas que se tornaram clássicos absolutos do rock. A mais popular delas, sem sombra de dúvidas, é a balada "Wind of Change", faixa do álbum "Crazy World", lançado em novembro de 1990.
Scorpions - Mais Novidades
Escrita pelo vocalista Klaus Meine, "Wind of Change" é uma composição marcante, inspirada pelas mudanças que aconteceram entre o final dos anos 1980 e o início da década seguinte, como a queda do Muro de Berlim. À Classic Rock, o cantor alemão falou um pouco sobre a criação da música que se tornou sua obra mais famosa.
Segundo o relato de Klaus, "Wind of Change" começou a tomar forma quando o Scorpions se apresentou no Moscow Music Peace Festival. Realizado em agosto de 1989, no Central Lenin Stadium (atualmente chamado Luzhniki Stadium), o evento marcou a primeira apresentação de bandas estrangeiras de rock e heavy metal na capital russa.
"O festival apresentou uma mistura colorida de diferentes nações, e nós, como alemães, estávamos bem no meio disso. O que aconteceu na Rússia nos quase doze meses entre Moscou e nossos dez shows em Leningrado é mais do que incrível. Sem as rápidas mudanças, este ‘Woodstock soviético’ nunca poderia ter ocorrido.
Os fãs viajaram de todos os países da Europa Oriental, da Sibéria à Alemanha Oriental, para vivenciar juntos esse momento histórico. Do palco, vimos os soldados jogando seus bonés para o alto enquanto tocávamos. A Cortina de Ferro foi transformada em uma janela de liberdade em duas noites de verão em agosto de 1989. Quando cheguei em casa após esse evento histórico, as experiências ainda eram tão vívidas que escrevi ‘Wind Of Change’."
Pois bem, "Wind of Change" é uma obra que fez (e faz) muito sucesso. No entanto, para um ex-integrante do Scorpions, foi a partir do lançamento dessa música que o grupo começou a perder o rumo.
Herman Rarebell, baterista que teve duas passagens pelo Scorpions entre as décadas de 1970 e 1990, acredita que, depois de "Wind of Change", a banda saiu dos trilhos. Ele fez essa revelação durante uma recente participação no programa Talking The Talk With Don (via Blabbermouth).
"Realmente, depois de ‘Wind Of Change', você pode ver a direção [que a banda seguiu]. Klaus obviamente estava a favor de ir nessa direção, mas no meu coração, eu ainda sou um cara do hard rock. Então, para mim, eu queria fazer mais rock, não ir para a terra das baladas. Para mim, não havia mais nada a fazer do ponto de vista da criatividade. Então, eu disse a mim mesmo: ‘Bem, você tem que fazer outra coisa’. E foi exatamente isso que eu fiz.
Quando olho para trás, não há nada do que me arrepender. Olhe para a banda agora. Como Michael Schenker [ex-guitarrista do Scorpions] diz em todas as entrevistas, 'O que eles fizeram depois que Herman saiu?’. Não há mais sucessos."
Na mesma entrevista, Herman afirmou que para ele, o Scorpions acabou há cerca de 30 anos. Ele também disse que foi ignorado por seus ex-companheiros de banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Para ex-baterista Herman Rarebell, Scorpions acabou em 1996
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
Farofa?: 7 bandas estigmatizadas pelo rótulo de "hard farofa"
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985


