As proibições que Lou Reed impôs a Kirk Hammett (Metallica) em "Lulu"
Por João Renato Alves
Postado em 27 de março de 2025
Mais de uma década se passou desde que o Metallica foi massacrado por ter aderido a uma parceria com Lou Reed. O projeto gerou o álbum "Lulu", com uma sonoridade densa e experimental, que não soa tão estranha aos ouvidos dos fãs do cantor, mas acabou sendo bastante incompreendida pelos admiradores do gigante do heavy metal – que já vinha sendo alvo de pedradas pelos próprios discos à época.
Metallica - Mais Novidades

Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Kirk Hammett reafirmou a relevância da colaboração. O músico também ressaltou a importância do trabalho para si por motivos pessoais. Ele disse:
"As letras são incríveis. É pura poesia de faixa para faixa. Sou um grande fã de Lou Reed. Poder sair com ele e trabalhar em parceria musicalmente significou muito para mim."
Durante o processo, Reed mostrou seu lado mais rigoroso ao dar duas broncas no guitarrista. "Eu lembro que comecei a fazer algumas coisas no wah-wah e ele simplesmente foi até o microfone e disse, ‘Não’. Eu fiquei tipo, O quê? E ele disse, ‘Nada de solos de guitarra.’ Ok. Depois, lembro que em um ponto eu fui para uma frígia dominante, você sabe, é meio que uma escala de som oriental. E ele foi até o microfone e disse, ‘Nada de música de dança do ventre.’"

Hammett também lembra que, ao ouvir a música "Junior Dad" pela primeira vez, ele e James Hetfield foram às lágrimas. "Não consigo ouvi-la até hoje. Me faz chorar. Lembro quando Lou disse: 'Tenho uma música para vocês e quero que ela esteja no álbum.' E ele a tocou para nós. No final, olhei para James, ele olhou para mim e nós dois tínhamos lágrimas nos olhos. Então Lou Reed entrou e nos viu chorando. Ele estava sorrindo e disse: 'Eu peguei vocês, não peguei?'"
Quando o disco saiu, Reed o saudou como "a melhor coisa que já fiz". Kirk se sentiu recompensado. "Nós fomos o mais longe que pudemos dentro dos reinos da realidade dele. Era o power rock mais pesado que você poderia criar. Ele declarou: ‘Esta é a melhor coisa que já fiz. E foi com o melhor grupo que eu poderia encontrar. Por definição, todos os envolvidos eram honestos. Isto veio ao mundo puro.’"

Baseado na obra "Lulu Plays", do alemão Frank Wedekind, "Lulu" foi o último lançamento de Lou Reed antes de sua morte, em 2013. Apesar das críticas do público, o disco entrou nas paradas de 23 países, incluindo América do Norte, Europa, Oceania e Ásia.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps