A opinião de Tony Kakko do Sonata Arctica sobre Avantasia e Blind Guardian
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de março de 2025
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, o vocalista Tony Kakko, do Sonata Arctica, comentou sua visão sobre duas bandas consagradas do metal melódico: Avantasia e Blind Guardian. Ambas já participaram e tocarão de novo do Bangers Fest, festival no qual o Sonata se apresentará em maio, no Brasil.
Sonata Arctica - Mais Novidades
"Não ouvi nenhuma das duas super profundamente, para ser absolutamente honesto, mas admiro muito o que fazem", afirmou Kakko. "O Avantasia talvez seja mais a minha praia, porque sempre gostei do trabalho do Tobias [Sammet]. Todo o conceito, o palco, o visual... é tudo incrível. Não tenho uma música favorita de nenhuma das duas, na verdade."
A declaração revela respeito, mesmo sem grande envolvimento pessoal com os repertórios das bandas — que, junto ao Sonata Arctica, figuram entre os pilares do power metal europeu. Kakko também aproveitou para apresentar seu novo projeto paralelo, o Himmelkraft, que aposta numa proposta mais etérea e cinematográfica, distante da estética sonora do Sonata: "Eu não queria pensar no Sonata enquanto criava esse álbum. Queria que soasse muito diferente, especialmente agora que o Sonata está de volta às raízes do power metal."
Ele explica que o foco do Himmelkraft é uma sonoridade mais equilibrada, evitando a predominância de guitarras e bateria, como é comum no metal tradicional: "Fui atrás de um som mais balanceado. Himmelkraft é quase como uma trilha sonora de filme. ‘Crystal Cave’, por exemplo, é uma das faixas mais alegres e ‘rock’ do disco, mas mesmo nela as guitarras servem à música. Nada se sobrepõe."
Sobre a canção "Gorya", um dos destaques do álbum, Kakko contou que a inspiração veio de memórias pessoais: "‘Gorya’ significa ‘tristeza’. Fala daquele sentimento ao voltar para sua cidade natal e vê-la em ruínas — seja por abandono, guerra ou outro motivo. Todos os seus momentos felizes estão ligados àquele lugar, e vê-lo destruído pode ser devastador."
Lançado pela Reaper Entertainment, o Himmelkraft aposta numa identidade própria, com narrativa conceitual inspirada em uma sociedade secreta diante de um possível apocalipse. Apesar da tentativa inicial de manter mistério sobre os integrantes, o plano durou pouco.
"As pessoas morrem de curiosidade por saber o que seria melhor não saber", disse Kakko. "Mas seria impossível esconder que sou eu. Minha voz entrega tudo. Eu pareço MUITO com o Tony do Sonata Arctica, não é?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock


Himmelkraft - Tony Kakko assume as rédeas da arte em sua forma mais livre
A raríssima música feliz do Sonata Arctica que Tony Kakko não faz ideia de onde surgiu


