Como seria o Iron Maiden se Dave Murray estivesse no comando, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de março de 2025
O Iron Maiden sempre teve um líder claro: Steve Harris. No entanto, isso não significa que ele tome todas as decisões sozinho. Em entrevista à Classic Rock (via Ultimate Guitar), o guitarrista Dave Murray falou sobre como as coisas funcionam internamente na banda e por que ele prefere se manter mais afastado da liderança.
Iron Maiden - Mais Novidades
"A liderança vem do Steve, do Bruce e do Rod [Smallwood, empresário]", explicou. "Eu sou mais um jogador de equipe e fico feliz nessa posição. Você não poderia ter uma banda inteira com pessoas tão tranquilas como eu, senão nada seria feito."
Murray também destacou sua mentalidade relaxada durante as apresentações ao vivo, afirmando que consegue se desligar das distrações e focar totalmente na música. Para explicar melhor sua abordagem, ele usou uma analogia curiosa:
"Quando você joga golfe, que eu adoro, precisa esvaziar a cabeça. Se conseguir fazer seu cérebro calar a boca por dez segundos, pode acertar uma boa tacada. Nos shows, eu entro nesse mundo próprio, focado apenas na música e no prazer de tocar."
O guitarrista ainda refletiu sobre os períodos mais turbulentos do Iron Maiden, especialmente durante a exaustiva World Slavery Tour, nos anos 1980. "Precisávamos de uma pausa depois disso, pela nossa sanidade", disse. No entanto, ao olhar para sua trajetória, ele expressou gratidão pela experiência:
"Não havia muito tempo para pensar nisso. Você simplesmente vivia. Tocava música e aproveitava para ver um mundo que nunca tinha visto antes. A primeira vez que saí do Reino Unido foi com a banda. Isso era tão emocionante quanto tocar – conhecer novos países, culturas diferentes. Tudo isso, somado aos shows, era uma grande euforia."
Dave Murray e Iron Maiden
Recentemente, Dave Murray comentou abertamente sobre a hora certa do Iron Maiden se aposentar. Em entrevista ao Music Radar, com tradução de João Renato Alves, o guitarrista explicou seu ponto:
"Para mim, não há nada pior do que ver uma banda que você gosta no palco e eles parecem que não deveriam estar lá fazendo isso. Estamos quase chegando à marca dos setenta agora, mas acho que todos saberemos quando for a hora de parar. Seria uma decisão mútua. Acho que há um momento e um lugar para sair com dignidade e elegância — em vez de arrastar. Se você puder deixar isso nesse nível alto e depois sair graciosamente, creio que seria satisfatório para nós. Não dá para ficar açoitando um cavalo morto. Se for assim, você está fazendo isso pelos motivos errados."
A declaração vem de um dos membros mais longevos e contínuos do Iron Maiden. Conforme explica o livro "Killers – Um Clássico do Iron Maiden", o guitarrista só deixou a Donzela em uma ocasião por um breve período.
"Muitos músicos embarcaram em projetos paralelos ao longo da carreira, mas não Dave Murray. Ele permaneceu constantemente fiel à sua principal banda desde o primeiro álbum e ninguém nunca o viu em um álbum de estúdio mais sério onde se pudesse dizer: 'Dave soa como Dave' e não 'Dave soa como no Iron Maiden'. Talvez Dave seja tanto o Iron Maiden quanto o Steve Harris. A única ocasião em que Dave deixou a banda foi antes da gravação do primeiro álbum, demitido injustamente pelo então vocalista Dennis Wilcock, que em pouco tempo também seria demitido por Steve Harris".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista


A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Steve Harris não sabia o que esperar quando Bruce Dickinson e Adrian Smith voltaram ao Iron Maiden
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda em que Iron Maiden se inspirou para figurino na época do "Piece of Mind"
Para Steve Harris, Iron Maiden nunca fez o disco perfeito
Iron Maiden anuncia shows na América do Norte e fãs brasileiros se empolgam
O gesto de ex-baterista do Iron Maiden que marcou Charlie Benante para sempre
West Ham: o time do coração de Steve Harris
A condição que Bruce Dickinson impôs para voltar ao Iron Maiden: "Ok, vamos fazer isso"


