Dez músicas que o Black Sabbath não deveria ter lançado, de acordo com a Far Out
Por Bruce William
Postado em 09 de março de 2025
O Black Sabbath é considerado uma das maiores e mais influentes bandas de heavy metal, mas sua discografia extensa tem alguns momentos controversos que não agradaram tanto aos fãs. Pensando nisso, a Far Out listou dez faixas que, de acordo com eles, talvez nunca tivessem visto a luz do dia, apesar de serem parte do legado da banda.
Black Sabbath - Mais Novidades
A justificativa dada pelo site é que algumas dessas faixas, infelizmente, ficaram aquém do que se esperava da banda, revelando tentativas frustradas de se reinventar ou de explorar novos sons que não se encaixavam com a identidade única do grupo.
Veja abaixo um breve resumo sobre cada uma das dez faixas, em matéria que pode ser conferida, na íntegra, no site da Far Out. Cada uma está acompanhada de um link do youtube para ser conferida, caso não se lembre da música.
"Planet Caravan" do "Paranoid" (1970) (Youtube): "Uma faixa experimental que se destaca pela suavidade e pela música etérea. Apesar de sua beleza, o uso de músicas como essa, experimentais, teria influenciado negativamente álbuns subsequentes, com a banda tentando repetir o sucesso dessa fórmula."
"Zeitgeist" do "The Eternal Idol" (1987) (Youtube): "Uma tentativa de reviver 'Planet Caravan', mas com uma execução ruim. 'Zeitgeist' acabou sendo uma reciclagem de suas próprias ideias e se distanciou daquilo que fez Black Sabbath grande."
"Digital Bitch" do "Born Again" (1983) (Youtube): "Letras fracas e uma linha vocal de Ian Gillan que nunca se encaixou bem. Uma tentativa frustrada de buscar algo novo com letras superficiais que não fizeram jus à grandeza da banda."
"FX" do "Vol. 4" (1972) (Youtube): "Uma experimentação sonora que se estende por quase dois minutos e 40 segundos de ecos sem rumo. Uma pausa irritante na discografia da banda, sem contribuição real para o álbum."
"No Stranger To Love" do "Seventh Star" (1986) (Youtube): "A banda tentou algo novo, utilizando sintetizadores, mas o resultado foi uma canção morna, sem a força de seu som característico."
"The Illusion of Power" do "Forbidden" (1995) (Youtube): "A colaboração com Ice-T resultou em uma faixa fora do lugar. O rap não se encaixou com a identidade de Black Sabbath e apenas enfraqueceu o que poderia ser um bom álbum."
"Heart Like A Wheel" do "Seventh Star" (1986) (Youtube): "Uma tentativa de blues que não funcionou. A música ficou longe de ser empolgante e não conseguiu transmitir a energia de outros momentos da banda."
"It's Alright" do "Technical Ecstasy" (1976) (Youtube): "Bill Ward cantando a música de pop-rock não foi a melhor escolha. A faixa é considerada uma das piores da banda, sem a energia de seus clássicos."
"Shaking Off The Chains" do "Forbidden" (1995) (Youtube): "Outra faixa de 'Forbidden' que não conseguiu se conectar com a identidade do Black Sabbath. Um dos maiores erros da banda foi trazer influências externas que distorceram sua sonoridade."
"Hot Line" do "Born Again" (1983) (Youtube): "Uma das faixas mais fracas do álbum 'Born Again', com riffs de guitarra pouco inspirados. Mesmo sendo composta por Tony Iommi, essa faixa é um exemplo de um momento ruim em uma carreira cheia de momentos marcantes."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A faixa definitiva do Motorhead não é "Ace of Spades" nem "Overkill", de acordo com Rob Halford
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"



A música do Black Sabbath que tem o melhor riff de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Tony Iommi era a única pessoa de quem Ozzy aceitava broncas, revela filho
A curiosa reação do pai de Ozzy Osbourne ao ouvir o primeiro disco do Black Sabbath
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
O cover que Bruce Dickinson confessa ter se arrependido de ter feito
Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista


