A banda formada após separação do RPM que fez sucesso na abertura da novela "Cabocla"
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de março de 2025
Em 2003, o RPM se desfez após divergências entre seus integrantes. A separação levou à formação de dois novos projetos: de um lado, Paulo Ricardo e Paulo Pagni criaram o PR5; do outro, Luiz Schiavon e Fernando Deluqui fundaram o LSD, ao lado do guitarrista e vocalista André Lazarotto.
RPM - Mais Novidades
Pouco tempo depois, o grupo lançou o álbum "LSD – Viagem na Realidade" e viu uma de suas canções alcançar grande visibilidade. "Madrigal", uma das faixas do disco, foi escolhida como tema de abertura da novela "Cabocla", da TV Globo, exibida em 2004, de Benedito Ruy Barbosa. A história é contada no canal A História de uma Revolução.
A composição surgiu durante as gravações do álbum. Segundo Schiavon, a canção inicialmente faria parte apenas do repertório da banda. "Na época, eu estava ao mesmo tempo gravando com o LSD e compondo algumas canções para Cabocla", disse. "No meio disso, surgiu esta canção, composta como madrigal renascentista. Na verdade, ela era para o repertório do LSD."
A música só entrou na novela após um encontro inesperado no estúdio. Deluqui lembra do momento em que recebeu o convite de Ruy Barbosa. "Ele chegou e perguntou: ‘Vocês não têm uma música para a novela que vai começar?’". Ao saber que se tratava do remake de Cabocla, Deluqui viu uma grande oportunidade. "O Rui explicou: ‘Não, é a música tema da novela. Vocês não estão entendendo, cara! A música vai entrar todo dia que for começar a novela’."
Após o convite, Deluqui fez ajustes na letra. Durante uma viagem a Minas Gerais, buscou inspiração na paisagem local. "Fui fazendo os versos, cara, falando do que acontece. Nuvens cor de rosa... Porque ali é isso mesmo que rola, né? Você vê aqueles fornos das cozinhas dos casarões, os caras estão fazendo a comida, o cheiro, e aparece o céu e as nuvens cor de rosa, o pôr do sol", contou. O nome da música foi alterado para "Cabocla", a pedido de Benedito Ruy Barbosa.
A canção conquistou o público e se tornou um dos destaques da trilha sonora da novela. Segundo o canal "A História de uma Revolução", a música apresentou "uma letra com imagens poéticas, emolduradas por um arranjo baseado em violões, evocando os madrigais renascentistas, além dos arranjos de Luiz Schiavon".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa


5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
O improvável subgênero do rock que impactou o RPM nos anos 1990, segundo Paulo Ricardo
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
Paulo Ricardo sobre hit do RPM predileto de Renato Russo: "Faz sentido ele se identificar"
A banda brasileira que foi o "mais próximo da beatlemania", segundo Luiz Felipe Carneiro


