A banda formada após separação do RPM que fez sucesso na abertura da novela "Cabocla"
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de março de 2025
Em 2003, o RPM se desfez após divergências entre seus integrantes. A separação levou à formação de dois novos projetos: de um lado, Paulo Ricardo e Paulo Pagni criaram o PR5; do outro, Luiz Schiavon e Fernando Deluqui fundaram o LSD, ao lado do guitarrista e vocalista André Lazarotto.
RPM - Mais Novidades
Pouco tempo depois, o grupo lançou o álbum "LSD – Viagem na Realidade" e viu uma de suas canções alcançar grande visibilidade. "Madrigal", uma das faixas do disco, foi escolhida como tema de abertura da novela "Cabocla", da TV Globo, exibida em 2004, de Benedito Ruy Barbosa. A história é contada no canal A História de uma Revolução.
A composição surgiu durante as gravações do álbum. Segundo Schiavon, a canção inicialmente faria parte apenas do repertório da banda. "Na época, eu estava ao mesmo tempo gravando com o LSD e compondo algumas canções para Cabocla", disse. "No meio disso, surgiu esta canção, composta como madrigal renascentista. Na verdade, ela era para o repertório do LSD."
A música só entrou na novela após um encontro inesperado no estúdio. Deluqui lembra do momento em que recebeu o convite de Ruy Barbosa. "Ele chegou e perguntou: ‘Vocês não têm uma música para a novela que vai começar?’". Ao saber que se tratava do remake de Cabocla, Deluqui viu uma grande oportunidade. "O Rui explicou: ‘Não, é a música tema da novela. Vocês não estão entendendo, cara! A música vai entrar todo dia que for começar a novela’."
Após o convite, Deluqui fez ajustes na letra. Durante uma viagem a Minas Gerais, buscou inspiração na paisagem local. "Fui fazendo os versos, cara, falando do que acontece. Nuvens cor de rosa... Porque ali é isso mesmo que rola, né? Você vê aqueles fornos das cozinhas dos casarões, os caras estão fazendo a comida, o cheiro, e aparece o céu e as nuvens cor de rosa, o pôr do sol", contou. O nome da música foi alterado para "Cabocla", a pedido de Benedito Ruy Barbosa.
A canção conquistou o público e se tornou um dos destaques da trilha sonora da novela. Segundo o canal "A História de uma Revolução", a música apresentou "uma letra com imagens poéticas, emolduradas por um arranjo baseado em violões, evocando os madrigais renascentistas, além dos arranjos de Luiz Schiavon".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"


O curioso segredo que Paulo Ricardo arrancou de Sílvio Santos nos bastidores de uma premiação
Paulo Ricardo reflete sobre drogas: "Como você conversaria com seus filhos sobre?"
Regis Tadeu cria polêmica ao dizer que "Rádio Pirata", do RPM, não é 100% ao vivo
A prática que RPM e Chacrinha faziam que fez dona do Circo Voador barrar a banda


