A banda formada após separação do RPM que fez sucesso na abertura da novela "Cabocla"
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de março de 2025
Em 2003, o RPM se desfez após divergências entre seus integrantes. A separação levou à formação de dois novos projetos: de um lado, Paulo Ricardo e Paulo Pagni criaram o PR5; do outro, Luiz Schiavon e Fernando Deluqui fundaram o LSD, ao lado do guitarrista e vocalista André Lazarotto.
RPM - Mais Novidades
Pouco tempo depois, o grupo lançou o álbum "LSD – Viagem na Realidade" e viu uma de suas canções alcançar grande visibilidade. "Madrigal", uma das faixas do disco, foi escolhida como tema de abertura da novela "Cabocla", da TV Globo, exibida em 2004, de Benedito Ruy Barbosa. A história é contada no canal A História de uma Revolução.
A composição surgiu durante as gravações do álbum. Segundo Schiavon, a canção inicialmente faria parte apenas do repertório da banda. "Na época, eu estava ao mesmo tempo gravando com o LSD e compondo algumas canções para Cabocla", disse. "No meio disso, surgiu esta canção, composta como madrigal renascentista. Na verdade, ela era para o repertório do LSD."
A música só entrou na novela após um encontro inesperado no estúdio. Deluqui lembra do momento em que recebeu o convite de Ruy Barbosa. "Ele chegou e perguntou: ‘Vocês não têm uma música para a novela que vai começar?’". Ao saber que se tratava do remake de Cabocla, Deluqui viu uma grande oportunidade. "O Rui explicou: ‘Não, é a música tema da novela. Vocês não estão entendendo, cara! A música vai entrar todo dia que for começar a novela’."
Após o convite, Deluqui fez ajustes na letra. Durante uma viagem a Minas Gerais, buscou inspiração na paisagem local. "Fui fazendo os versos, cara, falando do que acontece. Nuvens cor de rosa... Porque ali é isso mesmo que rola, né? Você vê aqueles fornos das cozinhas dos casarões, os caras estão fazendo a comida, o cheiro, e aparece o céu e as nuvens cor de rosa, o pôr do sol", contou. O nome da música foi alterado para "Cabocla", a pedido de Benedito Ruy Barbosa.
A canção conquistou o público e se tornou um dos destaques da trilha sonora da novela. Segundo o canal "A História de uma Revolução", a música apresentou "uma letra com imagens poéticas, emolduradas por um arranjo baseado em violões, evocando os madrigais renascentistas, além dos arranjos de Luiz Schiavon".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Blaze Bayley revela estar começando a coletar ideias para o próximo álbum
Metallica lê as avaliações mais negativas do "Black Album" na Amazon
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo

RPM - O Legado lança o álbum duplo "Visceral" com participações de nomes do rock brasileiro
Paulo Ricardo revela a verdadeira origem de "Rainha", clássico do RPM
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
O clássico "lado B" do RPM que merece ser regravado, segundo Paulo Ricardo
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
O significado da letra de "Juvenília", do RPM, segundo Paulo Ricardo
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM


