A capa do Iron Maiden dos anos 1980 que empresário sugeriu mudança que fez sentido
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de março de 2025
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A icônica capa do single de "Run To The Hills", do Iron Maiden, quase saiu diferente do que conhecemos hoje. No livro "The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden", de Stjepan Juras, publicado no Brasil pela Estética Torta, há detalhes sobre como a ilustração criada por Derek Riggs passou por uma sugestão sutil, mas crucial, feita pelo empresário Rod Smallwood antes de ser aprovada.
Iron Maiden - Mais Novidades
A arte original já trazia um conceito forte: Eddie lutando contra Satã para ver quem passaria a comandar o inferno. No entanto, como revela Juras, Smallwood percebeu que um pequeno detalhe poderia melhorar ainda mais a composição.
"Derek disse que, realmente, preferiu tirar um tempo para passar a limpo cada detalhe dessa ilustração, a correr e entregar um trabalho pela metade, do qual não estivesse plenamente satisfeito. Essa insistência explica por que o resultado final saiu tão detalhado."
Smallwood pediu apenas um detalhe: para adicionar ao machado de Eddie algumas penas, transformando-o em um tomahawk indígena. O detalhe reforçava a conexão com a letra da música, que aborda o conflito entre colonizadores europeus e povos indígenas na América do Norte.
"A próxima na fila era grande: a ilustração da própria capa do álbum. Agora todo mundo conhece a história de como a capa do ‘The Number of the Beast’ supostamente aconteceu – eu já cobri esse assunto várias vezes e de diferentes aspectos", completa o autor.
No fim, Smallwood ficou tão satisfeito com a arte de Riggs que pagou imediatamente por ela, fazendo apenas essa singela sugestão. A atenção aos detalhes e o trabalho meticuloso do ilustrador garantiram que a capa se tornasse uma das mais icônicas da história do heavy metal, ajudando a reforçar a identidade visual do Iron Maiden e alimentando as controvérsias que cercam o álbum até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
O melhor cover que o Sepultura gravou, na opinião de Andreas Kisser
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
O disco do Deep Purple que a banda não queria lançar, mas virou o cartão de visitas definitivo
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio

Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor show do Rock in Rio 2019, segundo Mayara Puertas do Torture Squad
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Vocalista do Kreator curtia Village People, mas Kiss e Iron Maiden mudaram sua vida
O disco clássico do Iron Maiden que praticamente sumiu dos shows do grupo
Os dez melhores mascotes da história do Metal, em lista da Metal Hammer


