Os detalhes do acidente de carro que quase matou Jon Oliva do Savatage, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de abril de 2025
Aos 64 anos e em meio à recuperação de um acidente que quase lhe tirou a vida, Jon Oliva, vocalista e fundador do Savatage, abriu o coração em entrevista exclusiva ao jornalista Marcelo Vieira. Em conversa franca, com a câmera desligada e voz ainda fragilizada, Oliva relatou o drama vivido após a colisão, falou sobre o futuro da banda e explicou por que não participará da aguardada apresentação no Monsters of Rock 2025, em São Paulo. Confira a versão no YouTube.

"Estou me sentindo péssimo", confessou logo no início. "Fraturei a coluna em três lugares. Não consigo cantar nem me movimentar direito. Ainda não posso fazer fisioterapia. Estou de mãos atadas, e isso é frustrante." O acidente aconteceu quando o músico perdeu o controle do carro em uma estrada molhada. "Aquaplanei e bati em uma árvore. Ela partiu meu carro ao meio. Se eu tivesse desviado um pouco mais para a esquerda, estaria morto."
Apesar das limitações físicas, Oliva segue como diretor musical da turnê de retorno do Savatage, que contará com Zak Stevens nos vocais e Chris Caffery, Al Pitrelli, Johnny Lee Middleton e Jeff Plate na formação. "Eu montei o set list e acompanhei todos os ensaios. Queria estar lá, mas não vou subir ao palco se não estiver 100%. Eles vão arrebentar."
Jon contou que o retorno não será apenas comemorativo. Um novo álbum da banda está praticamente pronto. "É resultado do meu trabalho com o Chris e o Al. Estávamos prestes a nos reunir no estúdio quando sofri o acidente. Agora, mesmo sem poder tocar ao vivo, consigo trabalhar nas músicas."
Jon Oliva e Savatage
A história do Savatage é marcada por superações e reinvenções. Entre os marcos da carreira, Jon destaca os álbuns "Power of the Night" (1985), "Hall of the Mountain King" (1987), "Gutter Ballet" (1989) e "Streets" (1991). "Cada disco representa uma fase da nossa evolução. Sempre buscamos explorar diferentes estilos e emoções."
Sobre o Brasil, Oliva não esconde o carinho. "O Monsters de 1998 foi inesquecível. O público brasileiro sempre nos tratou com muito amor." Embora lamente não poder estar presente em 2025, deixa claro que a essência da banda estará no palco: "Mesmo ausente fisicamente, estarei ali em espírito."
Assista a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Baterista quer lançar disco ao vivo da atual formação do Pantera
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele


Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Savatage lançará álbum ao vivo da turnê de "Gutter Ballett"
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Al Pitrelli diz que sua passagem pelo Megadeth foi "um aprendizado e tanto"
Metallica: As 5 melhores versões de terceiros dos seus clássicos


