Para Adrian Smith (Iron Maiden), IA representa "o começo do fim"
Por João Renato Alves
Postado em 05 de abril de 2025
O guitarrista Adrian Smith foi questionado pelo podcast Scars and Guitars sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade e como as pessoas estão submissas a elas. Disse o músico do Iron Maiden, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
Iron Maiden - Mais Novidades

"Bem, você só precisa dirigir pela rua e parar o carro porque as pessoas estão passando na sua frente sem olhar para os lados porque estão no celular. Elas estão viciadas. Eu mesmo fui sugado para isso, como todo mundo. Toma conta da sua vida. Você é bombardeado com todas as coisas que gosta. Tudo vem muito fácil, continua aparecendo no seu feed, todas as coisas que você ama. Então, você fica lá olhando com o pescoço dobrado. Você é bombardeado com notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana, sobre todas essas coisas terríveis que estão acontecendo no mundo. Quero dizer, o que você deve fazer? Não é natural ter que se preocupar tanto com absolutamente tudo."
Para o músico britânico, há uma preocupação generalizada com coisas que não podem ser resolvidas. "Acho que as pessoas estão indo muito além de suas esferas pessoais, tentando mudar coisas sobre as quais não têm poder, porque estão cientes delas e então sentem que precisam fazer algo a respeito. Pararam de fazer o básico, colocar um pé na frente do outro, ganhar a vida, pagar seus impostos, viverem suas vidas e serem felizes."

Em relação à inteligência artificial, a opinião é ainda mais forte. Perguntado se pretende usar o recurso em sua arte, Adrian respondeu: "De jeito nenhum. Nem quero pensar sobre isso. É o começo do fim. As mídias sociais são ruins o suficiente. Mas isso já é outro nível. Nem mesmo tecnologias como o Pro Tools substituíram a experiência humana. Sou old school, faço música realmente tocando em estúdio. A única vantagem da gravação digital é economizar tempo e dinheiro."
Na última sexta-feira, Adrian Smith lançou o segundo álbum da parceria com Richie Kotzen, chamado "Black Light/White Noise". Paralelamente, o Iron Maiden inicia nas próximas semanas a turnê que celebra seus 50 anos de carreira, tocando músicas dos nove primeiros discos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps