Vocalista do Jet relembra teste para o AC/DC em 2016
Por João Renato Alves
Postado em 04 de abril de 2025
Quando Brian Johnson experimentou os problemas de audição que o tiraram da estrada, o AC/DC recorreu a alguns nomes antes de optar por Axl Rose. Um dos testados foi Nic Cester, vocalista e guitarrista do Jet. Além da proximidade geográfica, a banda australiana possui inegável influência do grupo em seu estilo, o que facilitaria tudo.
AC/DC - Mais Novidades
Contou o frontman ao UCR Podcast, do Ultimate Classic Rock: "Eu havia acabado de voltar para a Austrália após alguns anos morando fora. Estava lendo um jornal com a notícia de que Brian Johnson havia saído do AC/DC. Lembro de dizer ao meu sogro: ‘Jesus, não gostaria de ser o cara assumindo o lugar dele’. Literalmente meia-hora depois veio o convite para ir aos Estados Unidos para um teste. Só consegui dar risada."
A audição durou dois dias e foi realizada em um estúdio pertencente ao Black Crowes. Nic confessa não ter nutrido grandes esperanças. "Honestamente, sabia que não seria o escolhido. Fui pela experiência. E foram dias inesquecíveis, cantando em um pequeno estúdio de ensaio junto com o AC/DC."
Sobre o material, o músico relembrou: "Eu sabia ‘Back in Black’, que já havia tocado ao vivo com o Muse. Pratiquei ‘Highway to Hell’ bastante e fui muito bem nela. Depois puxei ‘Whole Lotta Rosie’, que também conheço de cor. Então, Angus Young começou a chamar outras, para ver se eu estava ligado. Ele queria criar um ambiente de pressão para ver como me sairia."
Cester ressaltou que, apesar do momento tenso que a banda vivia, o ambiente era calmo. "Sei que isso pode soar clichê ou estúpido, mas o fato de eles também serem australianos, imediatamente criou um tipo diferente de vínculo. Compartilhamos uma ancestralidade comum, musicalmente, até. Eu cresci ouvindo não apenas o ACDC, mas bandas que estão DNA deles, como o Easybeats. O AC/DC faz parte da nossa cultura aqui, mas há também muitas bandas que talvez você nunca tenha ouvido falar e que nunca saíram da Austrália."
Antes de optar por Axl, outros nomes foram testados por Angus e companhia. Sabe-se que o também australiano Darren Caperna foi um deles. O cantor faz parte de um tributo ao grupo, chamado Back in Black. Mas após o frontman do Guns N’ Roses se oferecer, não houve muita dúvida. Apesar de alguma resistência dos fãs, ele se saiu muito bem, promovendo alguns resgates de músicas da era Bon Scott que não eram tocadas desde os anos 1970.
Fundado em 2001 na cidade de Melbourne, o Jet se destacou por tocar um hard/garage rock simples e direto, com claras influências das décadas de 1960 e 1970. O grupo citou nomes como Beatles, Rolling Stones, AC/DC, The Faces, You Am I e T. Rex como influências.
Além de Nic, a formação conta com seu irmão, o baterista Chris Cester – que vem sendo substituído temporariamente ao vivo por Pete Marin. O guitarrista Cameron Muncey e o baixista Mark Wilson os acompanham desde 2002. Nos shows, ainda há o reforço do tecladista Louis Macklin, que se juntou ao time em 2009.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A estrada real que inspirou "Highway to Hell", segundo Brian Johnson
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
O trecho de guitarra dos 50s que Angus Young não parava de repetir; "quase inventei o rap"
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
O disco que foi criado em meio ao luto e vendeu mais de 50 milhões de cópias
A música do AC/DC que usa, de propósito, os acordes A, C, D e C


