Vocalista do Jet relembra teste para o AC/DC em 2016
Por João Renato Alves
Postado em 04 de abril de 2025
Quando Brian Johnson experimentou os problemas de audição que o tiraram da estrada, o AC/DC recorreu a alguns nomes antes de optar por Axl Rose. Um dos testados foi Nic Cester, vocalista e guitarrista do Jet. Além da proximidade geográfica, a banda australiana possui inegável influência do grupo em seu estilo, o que facilitaria tudo.
AC/DC - Mais Novidades

Contou o frontman ao UCR Podcast, do Ultimate Classic Rock: "Eu havia acabado de voltar para a Austrália após alguns anos morando fora. Estava lendo um jornal com a notícia de que Brian Johnson havia saído do AC/DC. Lembro de dizer ao meu sogro: ‘Jesus, não gostaria de ser o cara assumindo o lugar dele’. Literalmente meia-hora depois veio o convite para ir aos Estados Unidos para um teste. Só consegui dar risada."
A audição durou dois dias e foi realizada em um estúdio pertencente ao Black Crowes. Nic confessa não ter nutrido grandes esperanças. "Honestamente, sabia que não seria o escolhido. Fui pela experiência. E foram dias inesquecíveis, cantando em um pequeno estúdio de ensaio junto com o AC/DC."

Sobre o material, o músico relembrou: "Eu sabia ‘Back in Black’, que já havia tocado ao vivo com o Muse. Pratiquei ‘Highway to Hell’ bastante e fui muito bem nela. Depois puxei ‘Whole Lotta Rosie’, que também conheço de cor. Então, Angus Young começou a chamar outras, para ver se eu estava ligado. Ele queria criar um ambiente de pressão para ver como me sairia."
Cester ressaltou que, apesar do momento tenso que a banda vivia, o ambiente era calmo. "Sei que isso pode soar clichê ou estúpido, mas o fato de eles também serem australianos, imediatamente criou um tipo diferente de vínculo. Compartilhamos uma ancestralidade comum, musicalmente, até. Eu cresci ouvindo não apenas o ACDC, mas bandas que estão DNA deles, como o Easybeats. O AC/DC faz parte da nossa cultura aqui, mas há também muitas bandas que talvez você nunca tenha ouvido falar e que nunca saíram da Austrália."

Antes de optar por Axl, outros nomes foram testados por Angus e companhia. Sabe-se que o também australiano Darren Caperna foi um deles. O cantor faz parte de um tributo ao grupo, chamado Back in Black. Mas após o frontman do Guns N’ Roses se oferecer, não houve muita dúvida. Apesar de alguma resistência dos fãs, ele se saiu muito bem, promovendo alguns resgates de músicas da era Bon Scott que não eram tocadas desde os anos 1970.
Fundado em 2001 na cidade de Melbourne, o Jet se destacou por tocar um hard/garage rock simples e direto, com claras influências das décadas de 1960 e 1970. O grupo citou nomes como Beatles, Rolling Stones, AC/DC, The Faces, You Am I e T. Rex como influências.

Além de Nic, a formação conta com seu irmão, o baterista Chris Cester – que vem sendo substituído temporariamente ao vivo por Pete Marin. O guitarrista Cameron Muncey e o baixista Mark Wilson os acompanham desde 2002. Nos shows, ainda há o reforço do tecladista Louis Macklin, que se juntou ao time em 2009.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps