Chuck Berry: o mito responsável por formular o rock n' roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Miranda
Enviar correções  |  Comentários  | 

É muito difícil cravar quem realmente criou o rock n' roll. Ou, ao menos, o padrão mais utilizado no estilo musical em questão.

186 acessosAlta Fidelidade: "Chuck", despedida em alto nível de Chuck Berry5000 acessosBlack Sabbath: mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward

Como em todo grande movimento artístico, houve um processo de colaboração inconsciente que creditou o feito a inúmeras pessoas. Vários músicos, em diferentes localidades, trabalhavam em algo semelhante, ao mesmo tempo, sem combinarem previamente uns com os outros.

No entanto, se fosse exigido nomear apenas uma pessoa pelo feito, não seria injusto escolher Chuck Berry. Não à toa, ele é chamado de "pai do rock n' roll" por fãs, músicos e jornalistas.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

O grande trunfo de Chuck Berry foi levar o blues e o R&B de suas raízes negras e colocá-los, em uma versão mais enérgica - o rock n' roll -, à rotina dos adolescentes. Isto passou não só pela criação do novo gênero musical, mas, também, pela persona de rockstar.

A concepção

Chuck Berry desenvolveu uma versão mais "suja" e ainda mais dançante do R&B, com forte influência do blues. Além disso, foi Berry quem desenvolveu uma persona típica de estrela do rock, especialmente quando se fala da forma em que se portava nos palcos.

O comportamento explosivo dentro dos palcos também se refletiu fora dele. Chuck Berry teve inúmeros problemas com a lei. Foi Berry quem construiu, involuntariamente, a imagem do "roqueiro transgressor".

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

A influência principal de Chuck Berry veio do blues de Muddy Waters e do jazz de Nat King Cole. Suas primeiras gravações, tidas como pioneiras no rock n' roll por misturar R&B, blues, country, solos de guitarra e letras despretensiosas, aconteceram na metade da década de 1950.

Antes disso, Chuck Berry era um guitarrista de blues com Johnnie Johnson. Foi daí que suas bases se consolidaram para que, em 1955, ele moldasse o rock n' roll com seu estilo despretensioso e explosivo de cantar e tocar guitarra.

Outros nomes como Bill Haley e Jimmy Preston fizeram o que se pode chamar de "proto-rock n' roll". Contudo, foi Berry o responsável pelo formato definitivo do gênero.

O legado

Chuck Berry influenciou os músicos mais importantes do rock em geral. Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, três dos maiores nomes surgidos na década de 1960, foram alguns dos grupos que beberam da fonte de Berry.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Em artistas surgidos posteriormente, a influência de Chuck Berry ainda era notável. Não dá para imaginar nomes como AC/DC e Ted Nugent construindo suas carreiras sem a pegada de Berry.

Tudo começou com Chuck Berry. E ele continuará a ser lembrado por muito tempo. No dia 18 de março de 2017, Charles Edward Anderson Berry se foi, mas esta foi a data em que sua obra ganhou, em definitivo, o selo de "lendária".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de março de 2017

186 acessosAlta Fidelidade: "Chuck", despedida em alto nível de Chuck Berry78 acessosChuck Berry: vídeo traz imagens da carreira do guitarrista639 acessosChuck Berry: existe uma sequência para "Johnny B. Goode".267 acessosChuck Berry: ouça "Lady B. Goode", mais uma música do novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Chuck Berry"

GuitarristasGuitarristas
Time Magazine elege os 10 maiores de todos os tempos

Rolling StoneRolling Stone
As 100 melhores músicas de guitarra

GuitarristasGuitarristas
Os sete mais influentes de todos os tempos

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Chuck Berry"

Black SabbathBlack Sabbath
Mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward

Guns N RosesGuns N' Roses
Pobreza, sexo, drogas e Rock n' Roll em nova biografia

Rob HalfordRob Halford
11 coisas que você não sabia sobre ele

5000 acessosFutebol: conheça os times do coração de alguns rockstars5000 acessosO Suprassumo do Superestimado: os 11 mais (ou menos) nacionais5000 acessosBlack Sabbath: "Nos separamos por causa do Live Evil"5000 acessosNirvana: Bebê da capa de Nevermind planta tomates para viver5000 acessosCasamento homoafetivo: rockstars postam mensagens sobre decisão5000 acessosDavid Lee Roth: Cocaína, putaria e mais cocaína

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013 – apesar de ainda manter por lá uma coluna semanal, chamada Cabeçote.

Mais informações sobre Igor Miranda

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online