A música favorita de Tony Iommi que Bill Ward e Ozzy Osbourne quase estragaram na hora de gravar
Por Bruce William
Postado em 04 de abril de 2025
"Into the Void" fecha o álbum "Master of Reality", terceiro disco do Black Sabbath, lançado em 1971. Com uma letra que imagina um futuro distópico em que a humanidade abandona a Terra para viver em outro planeta, a música é lembrada tanto por sua temática quanto por seu peso - resultado direto da decisão da banda de afinar os instrumentos três semitons abaixo do padrão.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com Tony Iommi, essa afinação foi uma das maneiras encontradas para tornar o som mais encorpado, já que o Sabbath não contava com tecladista ou segundo guitarrista. "Tentamos soar o mais pesado possível. Tunar para baixo parecia dar mais profundidade. Acho que fui o primeiro a fazer isso", disse em sua autobiografia "Iron Man: Minha jornada pelo céu e pelo inferno com o Black Sabbath" (Amazon).
Apesar do resultado marcante, a gravação da faixa não foi fácil. Bill Ward teve dificuldades com o andamento da música. "Tentamos gravar 'Into the Void' em alguns estúdios diferentes porque o Bill simplesmente não conseguia acertar. Quando isso acontecia, ele começava a achar que não era capaz de tocar a música. Dizia: 'Dane-se, não vou mais fazer isso!'", contou Iommi em entrevista à Guitar World. Segundo ele, havia sempre uma faixa assim em cada álbum da banda, e no caso de "Master of Reality", essa foi a mais complicada.
Ozzy Osbourne também teve problemas na gravação. O trecho onde ele entra cantando exigia uma agilidade que o vocalista não estava acostumado. "Tinha uma parte lenta, mas o riff onde o Ozzy entra era muito rápido. Geezer escreveu as palavras para ele, e era tipo: 'Rocket wuhtuputtipuh, mas que merda é essa? Não dá pra cantar isso, não!' Ver ele tentando era hilário", lembrou Tony em seu livro.
Mesmo com tantos perrengues no estúdio, "Into the Void" acabou se tornando uma das músicas preferidas de Iommi. "Ela tem partes interessantes, muda de andamento, tem várias cores. A estrutura dela é muito boa." Com o tempo, o riff inicial da faixa se transformou em referência absoluta dentro do heavy metal. Não à toa, "Into the Void" virou a faixa favorita de nomes como James Hetfield e Eddie Van Halen, dois guitarristas que ajudaram a moldar o som pesado a partir dela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
O ícone do rock e do metal que bebia sem parar - e nunca tinha ressaca
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire

Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"


