O dia que o guitarrista dos Sex Pistols roubou equipamentos de um show do David Bowie
Por André Garcia
Postado em 04 de abril de 2025
O Sex Pistols surgiu como uma declaração de ódio contra tudo. Inclusive contra eles mesmos, tanto que em apenas dois anos a banda implodiu em 1978.
Mas um nome que os Pistols eram fãs era David Bowie. Há na internet, por exemplo, uma foto de Sid Vicious ainda adolescente com uma camisa do Camaleão do Rock.
Mais que isso, nos dois últimos shows feitos por ele como Ziggy Stardust (em 1973 no Hammersmith Odeon) o guitarrista dos Sex Pistols Steve Jones não só estava presente como ainda tratou de roubar equipamentos de madrugada.
Conforme publicado pela NME, Jones confessou:
David Bowie - Mais Novidades

"Com certeza há verdade nessa história. Mas não foi do lado de fora, nos caminhões — foi no palco mesmo! Eles tocaram duas noites [no Odeon] e, após a primeira noite, deixaram todo o equipamento montado para tocar de novo na noite seguinte."
"Eu conhecia o Hammersmith Odeon como a palma da minha mão, eu costumava ficar lá o tempo todo. […] Cerca das 2 da manhã, roubei uma minivan e entrei. Não tinha ninguém lá, só um cara sentado na quarta ou quinta fileira, dormindo. Ele estava roncando. O silêncio era total."
"Atravessei o palco na ponta dos pés e roubei alguns pratos, o cabeçote do [amplificador] do baixista (um amplificador Sunn) e alguns microfones. Peguei o microfone do Bowie com o batom dele e tudo!"

Quando questionado se ele alguma vez contou a David Bowie o que tinha feito, ele respondeu:
"Eu meio que contei em uma ligação telefônica. Ele já sabia que tinha sido eu, ele achou engraçado. Na verdade, acho que não roubei nada dele, acho que os microfones nem eram dele. Os únicos por quem me senti mal foram Woody [Woodmansey, baterista] e [o baixista] Trevor Bolder."
"Na verdade, eu fiz as pazes com Woody. Ele foi ao meu programa de rádio há alguns anos e tive a ideia de contar isso a ele ao vivo, quando estávamos no ar. Eu disse: 'Tenho que fazer as pazes com você, Woody, eu já roubei uns pratos de você. O que posso fazer para me redimir?' Ele respondeu 'Sei lá, me dá algumas centenas de dólares aí'. Dei a ele uns 300 dólares e ele ficou bem contente."

Roubar equipamento de David Bowie não foi o único delito cometido por Steve Jones contra uma lenda do rock. Ele uma vez também já urinou no túmulo de ninguém menos que Elvis Presley:
"Digamos hipoteticamente que tal incidente possa ter ocorrido, sem confirmar de fato que aconteceu. Se tivesse acontecido, teria provavelmente sido durante o dia, e o infrator com certeza estava bebendo. A razão pela qual estou sendo tão discreto sobre tudo isso [...] é porque eu realmente amo Elvis. […] Do jeito que eu estava, as coisas poderiam ter sido muito piores — pelo menos eu não caguei lá!"

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps