O ditado popular que Digão do Raimundos acha que não faz sentido: "Me expliquem!"
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de abril de 2025
Conhecido por opiniões diretas e sem filtro, Digão, guitarrista e vocalista dos Raimundos, usou as redes sociais para questionar um ditado popular bastante comum: "dois pesos, duas medidas".
Raimundos - Mais Novidades
"Vejo sempre as pessoas usando o termo e acho totalmente errado", escreveu. "Se formos analisar, dois pesos terão sempre duas medidas diferentes entre si. É óbvio!"

Para o músico, o problema está justamente na lógica da expressão. Segundo ele, o certo seria dizer "um peso, duas medidas", o que, na visão dele, representaria melhor a ideia de tratamento desigual diante de situações semelhantes — que é o sentido atribuído popularmente ao ditado.
"Levando para o lado prático, um peso não pode ter duas medidas diferentes! Mas como acontece no Brasil atualmente, e muito pior, o que tem peso não tem medida e o que não tem peso tem medidas absurdas!", completou. No fim da mensagem, Digão ainda deixou espaço para o contraditório: "Se eu tiver errado, me explique aí."
Expressão está correta?
Apesar da provocação de Digão, o uso da expressão está correto — e tem fundamento tanto histórico quanto linguístico, como explica o escritor e colunista Sérgio Rodrigues, em artigo publicado na revista Veja.

Segundo Rodrigues, a frase denuncia um comportamento desonesto ou injusto, no qual situações semelhantes são julgadas de formas distintas, de acordo com interesses ou afinidades. "A expressão tem origem bíblica e é empregada em várias línguas. Em inglês, por exemplo, fala-se two weights and two measures", afirma o colunista.
A crítica feita por Digão — de que o correto seria "um peso e duas medidas" — até parece lógica em uma leitura isolada, mas ignora o sentido histórico da frase. "A expressão não se refere a duas medições para o mesmo peso, mas sim a dois pesos e dois metros — artimanhas de comerciantes desonestos, usadas para enganar clientes", explica Rodrigues.
A origem mais antiga da expressão está no Deuteronômio 25:13-16, que adverte contra o uso de pesos e medidas fraudulentos: "Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca [...]. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps