O ditado popular que Digão do Raimundos acha que não faz sentido: "Me expliquem!"
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de abril de 2025
Conhecido por opiniões diretas e sem filtro, Digão, guitarrista e vocalista dos Raimundos, usou as redes sociais para questionar um ditado popular bastante comum: "dois pesos, duas medidas".
Raimundos - Mais Novidades
"Vejo sempre as pessoas usando o termo e acho totalmente errado", escreveu. "Se formos analisar, dois pesos terão sempre duas medidas diferentes entre si. É óbvio!"
Para o músico, o problema está justamente na lógica da expressão. Segundo ele, o certo seria dizer "um peso, duas medidas", o que, na visão dele, representaria melhor a ideia de tratamento desigual diante de situações semelhantes — que é o sentido atribuído popularmente ao ditado.
"Levando para o lado prático, um peso não pode ter duas medidas diferentes! Mas como acontece no Brasil atualmente, e muito pior, o que tem peso não tem medida e o que não tem peso tem medidas absurdas!", completou. No fim da mensagem, Digão ainda deixou espaço para o contraditório: "Se eu tiver errado, me explique aí."
Expressão está correta?
Apesar da provocação de Digão, o uso da expressão está correto — e tem fundamento tanto histórico quanto linguístico, como explica o escritor e colunista Sérgio Rodrigues, em artigo publicado na revista Veja.
Segundo Rodrigues, a frase denuncia um comportamento desonesto ou injusto, no qual situações semelhantes são julgadas de formas distintas, de acordo com interesses ou afinidades. "A expressão tem origem bíblica e é empregada em várias línguas. Em inglês, por exemplo, fala-se two weights and two measures", afirma o colunista.
A crítica feita por Digão — de que o correto seria "um peso e duas medidas" — até parece lógica em uma leitura isolada, mas ignora o sentido histórico da frase. "A expressão não se refere a duas medições para o mesmo peso, mas sim a dois pesos e dois metros — artimanhas de comerciantes desonestos, usadas para enganar clientes", explica Rodrigues.
A origem mais antiga da expressão está no Deuteronômio 25:13-16, que adverte contra o uso de pesos e medidas fraudulentos: "Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca [...]. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo


7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
Rodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos


