O dia que Metallica suou a camisa e fez seu primeiro show em arena - para 12 pessoas
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de maio de 2025
Muito antes de conquistar estádios lotados ao redor do mundo, o Metallica enfrentou plateias vazias e condições longe do glamour. Nos primeiros passos da carreira, a banda liderada por James Hetfield (guitarra/vocal) e Lars Ulrich (bateria) passou por experiências bem distantes do estrelato — como em 1983, quando encarou calor extremo e público mínimo em sua estreia numa arena.
A primeira apresentação do Metallica em uma arena aconteceu em 16 de agosto de 1983, durante a turnê do álbum de estreia "Kill 'Em All", lançado no mês anterior. O show foi realizado no Anfiteatro Bald Knob, na cidade de mesmo nome, localizada em Arkansas, no sul dos Estados Unidos.

Em 2008, Lars Ulrich falou sobre esse show durante entrevista concedida ao Arkansas Time. Apesar das circunstâncias desfavoráveis, o baterista guarda boas memórias da ocasião:
"Ah, sim. Era um campo cheio de musgo, mosquitos e insetos enormes que provavelmente eu nunca tinha visto antes. Era agosto de 1983, fazia cerca de 60 graus Celsius e a umidade estava em 95% — definitivamente não era um lugar agradável para acordar de ressaca. Acho que tocamos para umas 12 pessoas sobre uma grande laje no meio do anfiteatro de Bald Knob. Foi divertido e pelo menos vivemos para contar a história."
Quem também participou desse espetáculo foi a banda inglesa Raven, parceira do Metallica na turnê "Kill 'Em All for One". Durante entrevista à Guitar World, o guitarrista Mark Gallagher mencionou o concerto.
"Nós gostamos muito [deles], era como um Motörhead mais refinado, muito bom. Mas quando saímos, muitos lugares não gostavam do Metallica. Tocamos em alguns lugares malucos naquela turnê, como Bald Knob, Arkansas, e em alguns shows realmente estranhos. A coisa toda foi uma experiência e tanto."
Infelizmente, não há registros em vídeo desse show do Metallica em Bald Knob. Considerando a época e o número reduzido de espectadores, a ausência de filmagens é compreensível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025

John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Lars Ulrich: "Não sou um baterista particularmente talentoso"
As duas músicas mais difíceis do Metallica de todos os tempos para James Hetfield


