A maior cantora pop de todos os tempos, segundo o lendário Johnny Marr do The Smiths
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de maio de 2025
Com sua guitarra melódica e composições sofisticadas, Johnny Marr ajudou a moldar o som do The Smiths e deu voz — ou melhor, trilha — a uma geração de jovens desiludidos nos anos 1980. Apesar da postura underground da banda, Marr nunca escondeu seu apreço por grandes nomes da música pop, especialmente os vindos dos anos 1960. E entre todos, Dusty Springfield ocupa um lugar especial.
Smiths - Mais Novidades

Ao comentar, em 2015, sua seleção de álbuns favoritos para o site The Quietus (via Far Out), o músico não economizou elogios à cantora britânica. Sobre Stay Awhile / I Only Want To Be With You, disco de estreia de Springfield nos EUA, Marr foi categórico: "É daquele período em que ela era indiscutivelmente a melhor cantora da música pop — incluindo as dos Estados Unidos."
Marr destacou que, para além dos álbuns, o grande trunfo de Dusty estava na sequência impressionante de singles que ela lançou. "O maior feito da Dusty Springfield foi a sua série de singles, mas os álbuns de ‘greatest hits’ a gente acaba desgastando. Esse disco faz tudo por mim."

Ainda segundo o guitarrista, o som do álbum tem um equilíbrio raro: "É pop com alma, mas sem ser purista demais. Foi feito por alguém muito sério com o que fazia e com uma voz que, na minha opinião, nunca foi superada."
A admiração de Marr por Springfield contrasta com sua irritação histórica com outro ícone da mesma era: Cilla Black. Em 1987, quando Morrissey decidiu incluir uma versão da música Work Is a Four-Letter Word — sucesso de Cilla — no lado B de Girlfriend in a Coma, Marr não aprovou. "Não formei uma banda para tocar Cilla Black", declarou em entrevista à Record Collector em 1992. "Aquilo foi a gota d’água."
Quem foi Dusty Springfield?
Dusty Springfield foi uma das vozes mais marcantes da música pop britânica nos anos 1960. Conhecida por sua mistura única de pop, soul e elegância vocal, ela se destacou com sucessos como "I Only Want to Be With You" e "Son of a Preacher Man". Com um timbre aveludado e interpretações emotivas, Dusty influenciou gerações de artistas e se tornou um ícone da música moderna.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps